código do Google analytics ‘Alimentos Orgânicos: processos de certificação’ será tema de palestra do PPGAN no dia 14 de setembro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Alimentos Orgânicos: processos de certificação’ será tema de palestra do PPGAN no dia 14 de setembro

por comunicacao — publicado 12/09/2017 08h50, última modificação 12/09/2017 12h15
A atividade acontece às 12h30, no Auditório da Escola de Nutrição

Nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, o ciclo de palestras Alimentação e Saúde abordará o tema Alimentos Orgânicos: processos de certificação. A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN), acontece às 12h30, no Auditório da Escola de Nutrição.

A produção de alimentos orgânicos obedece a critérios específicos que correspondem à sustentabilidade e qualidade agroecológica, ou seja, prezam por uma produção que não cause danos à natureza vegetal ou animal, e que seja limpa, impossibilitando o uso de alguns produtos na cadeia de processos. A certificação de alimentos orgânicos é de grande importância para garantia e confiabilidade do consumidor. Existem três tipos de  certificação orgânica atualmente no Brasil: certificação por auditoria, sistema  participativo de garantia e controle social na venda direta. Essas certificações são feitas por instituições públicas e privadas conforme a legislação específica para comércio interno e exportação. As diferenças entre estes tipos de certificação, fiscalização das produções e certificação final causam muitas dúvidas que permeiam não somente os consumidores, mas também profissionais das áreas de saúde e de  alimentação.

Para participar do evento, não é necessário fazer inscrição prévia.

A Escola de Nutrição localiza-se na Av. Pasteur, 296, Urca.  Saiba mais sobre o PPGAN.

Outras informações pelo telefone 2542-7262.