PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / 06 de Maio – Dia Nacional da Matemática

06 de Maio – Dia Nacional da Matemática

por Comunicacao UNIRIO publicado 06/05/2013 00h00, última modificação 16/06/2015 09h17

Parabéns aos matemáticos, professores e estudantes de nossa Universidade, pelo Dia Nacional da Matemática, celebrado neste 06 de maio. Que esta importante ciência, parte de nosso dia a dia, tenha sempre o reconhecimento de sua importância como ferramenta de trabalho para a evolução da sociedade.

A data é comemorada em referência ao nascimento de Júlio César Melo e Souza, mais conhecido por Malba Tahan. Escritor e professor de Matemática, Tahan publicou, entre inúmeras obras, “O homem que calculava”. Conheça, a seguir, um dos problemas mais famosos do autor:

Beremiz viajava de carona em um camelo quando, no caminho, encontra três irmãos em uma discussão acalorada sobre a partilha de 35 camelos que o pai havia lhes deixado. De acordo com a vontade do pai, o primeiro deveria receber a metade dos camelos; o segundo, uma terça parte; e o mais moço, apenas a nona parte. Não conseguiam, porém, dividir dessa forma os 35 camelos, e, a cada partilha proposta, os outros dois recusavam, pois a metade de 35 era 17 e meio, assim como a terça e a nona parte de 35 também não eram exatas. Como Beremiz solucionou o caso e ainda saiu com um camelo?

Conheça a história completa.

registrado em: