Você está aqui: Página Inicial

Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana

logo-lab.jpg

 

4º Congresso Internacional Arquitetura, Teatro e Cultura 
25 a 29 de Julho de 2022 (online)

 https://arquiteturateatroecultura.wordpress.com/

Envio de Resumos até 30 de abril, pelo formulário do seminário  (ver especificação)

EIXOS TEMÁTICOS:

1. Arquitetura Teatral, Cidade e Teatro, Espaços Encontrados
2. Teatro, Cenografia e Práticas Artísticas
3. Cultura, Patrimônio Cultural e Memória Urbana

CALENDÁRIO

Envio de resumos: Devido aos inúmeros pedidos a data de fechamento para a entrega dos resumos será dia 16 de maio.
Informe sobre os resultados: 28 de maio 
Envio do vídeo da apresentação oral: 18 de junho
Seminário: 25 a 29 de julho de 2022

Envio dos textos completos (trabalhos convidados): até 29 de julho de 2022

Na divulgação dos resultados de aceite as propostas serão distribuídas entre as seguintes categorias:

1. Mesas de apresentação oral, por eixo temático (Doutores e Doutorandos)
2. Sessão de vídeos de pesquisa (Não há exigências de título)

Todos os resumos aceitos serão publicados em versão bilíngue no Caderno de Resumos Expandidos.

Tanto os pesquisadores cujos resumos tiverem sido selecionados para sessão de vídeos de pesquisa, quanto aqueles selecionados para apresentação oral em mesa temática deverão encaminhar os seus vídeos (ver especificação) até o dia 18 de junho de 2022, pelo formulário encaminhado aos selecionados.

Serão selecionados trabalhos das Mesas Redondas para integrar uma publicação com textos dos conferencistas e textos completos. Os autores serão convidados na data do informe sobre os resultados (28/05) e deverão entregar o texto completo até 29 de julho de 2022 pelo formulário encaminhado aos selecionados.

 *

Em 2000, a coordenadora foi agraciada com o título de Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) para elaborar o plano de revitalização da Área Portuária, apresentado à Prefeitura do Rio de Janeiro. Como fruto destes estudos, o Projeto de Pesquisa “Espaço, Memória e Projeto Urbano”, sob a mesma coordenação, veio incorporar-se ao grupo já constituído, em função da ampliação das interfaces transdisciplinares, que envolveram pesquisadores com formações distintas, com ênfase na arquitetura, urbanismo e memória social. O trabalho conjunto dos dois grupos têm gerado interessantes objetos de estudo na interface entre história da cidade e história do teatro. Os temas enfocados abrangem cenografia, história e memória urbana, textos e crônicas teatrais, patrimônio construído, performances urbanas, teatro de rua e cultura popular e outros estudos que buscam analisar o espaço instaurado pelo fenômeno teatral.O Projeto de Pesquisa Institucional "Estudos do Espaço Teatral", coordenado pela Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima (Bolsista de Produtividade 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ em em 2 Editais), foi criado em 1994 e envolve um programa de investigações sobre a espacialidade no teatro, com referência ao espaço cênico, ao espaço teatral, à própria cena teatral, ao espaço cenográfico, incluídos também os espaços urbanos ou arquiteturais, entre outros utilizados como lugar teatral.

O grupo de pesquisa transdisciplinar tem apresentado os resultados nos congressos da ANPUR, ABRACE, ANPUH, História da Cidade e do Urbanismo, Docomomo e em congressos e seminários internacionais UIA, IFTR, Quadrienal de Praga (Berlim, Buenos Aires, México, Paris X - Nanterre, Praga, Birmingham, Santiago, Lisboa, Barcelona, Warwick), além das jornadas e colóquios anuais da universidade. O Laboratório organiza seminários anuais de âmbito Nacional e Internacional.

Em 2010, o laboratório realizou o First International Conference on Architecture, Theatre and Culture, evento que reuniu pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais das três áreas. A segunda edição do evento, o Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture, ocorreu em 2012, com renomados conferencistas estrangeiros. E a terceira edição, o Third International Conference on Architecture, Theatre and Culture, em 2017, consagrou as pesquisas e a internacionalização do Laboratório, iniciadas em 1994.

 

« Maio 2022 »
month-5
Se Te Qu Qu Se Sa Do
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
Apoio Institucional