Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas

Mestrado Acadêmico e Doutorado

   ultima.jpg

  Coordenador do PPGAC: Prof. Dr. Adilson Florentino da Silva

e-mail: adilsonflor@gmail.com


Secretaria: e-mail: clappgac@gmail.com

- Marcus Vinicius Rosas - (21) 25422565

 

ENDEREÇO:

Avenida Pasteur nº 436, fundos, Urca, Rio de Janeiro/ RJ, CEP 22.290-240.

 Horário de atendimento ao público: Segundas-feiras às quintas-feiras, de 10h00 às 15h00

 

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO reúne um corpo docente amplo e um conjunto complexo de pesquisas, no que tange a seus objetos, a suas metodologias e a suas perspectivas epistemológicas. Considerando o conjunto dos projetos nelas reunidos, as Linhas de Pesquisa tanto explicitam uma abordagem fundamentalmente interdisciplinar do teatro e da arte de forma mais ampla, quanto mantêm um foco prioritário e aglutinador em torno do estudo específico das artes cênicas, de suas práticas, suas problemáticas e procedimentos. No corpo docente do PPGAC, encontram-se hoje tanto jovens pesquisadores, quanto doutores com longa trajetória de pesquisa e docência. Ao lado de pesquisadores que privilegiam, em suas trajetórias, o percurso fundamentalmente acadêmico, encontram-se docentes que têm também uma trajetória de intensa participação na vida profissional como críticos e como artistas.

A principal experiência de publicação do PPGAC é a da Revista O Percevejo, que foi criada nos anos 1980 no Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO e, mais recentemente, deixou de ser publicada na modalidade impressa e passou a ser disponibilizada em forma digital. O link para acesso à Revista O Percevejo – digital encontra-se neste site.

Evidencia-se hoje o ímpeto do PPGAC em direção ao diálogo com outros Programas e instituições, à formação de redes de solidariedade e também de colaboração nacionais e internacionais, no âmbito da formação e da pesquisa, da discussão teórico crítica, sócio cultural e historiográfica, ao lado da pesquisa-ação de caráter propriamente artístico ou simultaneamente artístico, social e educacional. Tal disposição para o diálogo e a formação de redes corrobora a vocação da pluralidade e a configuração complexa do PPGAC UNIRIO, garantindo as diferentes contribuições que as linhas, laboratórios, grupos, projetos de pesquisa e de extensão, bem como os intercâmbios interinstitucionais, podem fornecer à Área de Artes e à sociedade.

O eixo de internacionalização do PPGAC UNIRIO se espraia por todas as suas atividades:  nas disciplinas/cursos semestrais, nos intercâmbios / Convênios, nas atividades extensionistas, na mobilidade internacional estudantil (dos alunos do Programa para universidades de outros países e também de alunos estrangeiros para o PPGAC), na produção dos docentes etc. Hoje, cada um dos professores participa de alguma das várias atividades de internacionalização. O Programa projeta o aprofundamento das relações e ações internacionais, inclusive com retomada de ênfase sobre a América Latina, ao lado da manutenção e diversificação de ações em relação às instituições de países centrais (Europa e Estados Unidos) para o período 2017-2020.

A Secretaria, por meio do funcionário técnico administrativo responsável, Senhor Marcus Vinícius Rosas, garante o atendimento aos estudantes, professores e aos cidadãos interessados; se responsabiliza pela armazenagem e registro de informações e dados do Programa, o que representa uma contribuição fundamental para o preenchimento dos módulos da Plataforma Sucupira; assessora a Coordenação e as suas várias Comissões, como a de Reestruturação / Avaliação, de Diagnóstico / Sucupira, de Bolsas, de Revalidação de Diplomas, Executiva, bem como as comissões avaliadoras e de recursos dos processos seletivos discentes (Mestrado e Doutorado), prestando informações, organizando dados, participando dos debates sobre os temas importantes para a melhoria da gestão e da produção acadêmica do Programa.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ARTES CÊNICAS, VER NO SÍTIO: http://www2.unirio.br/unirio/cla/ppgcla/ppgeac