código do Google analytics Imortal da ABL recebe título de Doutor Honoris Causa — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Imortal da ABL recebe título de Doutor Honoris Causa

Imortal da ABL recebe título de Doutor Honoris Causa

por Comso publicado 14/07/2017 15h40, última modificação 17/07/2017 14h28

embro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1984, o escritor Arnaldo Niskier recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 14, o título de Doutor Honoris Causa da UNIRIO. A condecoração ocorreu em cerimônia realizada no Auditório Vera Janacopulos, com a presença de personalidades dos campos da educação e cultura.

A apresentação do homenageado ficou a cargo do decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Luiz Amâncio Machado de Sousa Jr. “É imperioso que a universidade pública torne-se o bastião da luta contra a dilapidação do ensino público de qualidade e da pesquisa, honrando os que defenderam seus ideais acadêmicos e democráticos e reverenciando aqueles que dedicaram a vida a refletir e debater a educação de base, como o professor Arnaldo Niskier”, salientou.

O presidente da ABL, Domício Proença, discursou sobre a “imortalidade” dos membros da Academia, lembrando a inquietação dos filósofos gregos com o percurso existencial humano. Em seguida, felicitou o colega pela homenagem: “a família festeja, a Academia rejubila-se, os amigos aplaudem”.

Também integrante da ABL, a escritora Nélida Piñon apontou a generosidade como traço característico de Niskier. “É um homem voltado para a compaixão: tem vocação para se envolver com as pessoas”, ressaltou. “É um grande acadêmico, que não prescindimos e com quem aprendemos muito”.

O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, destacou a diversificada trajetória profissional do homenageado, segundo ele, “um homem completo”. Depois, convocou o público presente para saudar o escritor: “ele merece não só o título de Doutor Honoris Causa, mas que, de pé, o aplaudamos como exemplo para as novas gerações brasileiras”.

Para Niskier, o título é concedido a quem pode se orgulhar de uma longa vida de magistério – “na verdade, são mais de 60 anos de carreira”, salientou. “Em todos esses anos, fiz um extraordinário esforço para entender o fenômeno da educação, procurando trabalhar pelo seu aperfeiçoamento”.

O escritor também falou sobre o advento das novas tecnologias da comunicação, que, para ele, têm mudado a forma como se faz educação. “Estamos vivendo em pleno mundo digital. Embora ainda existam bolsões de pobreza – e como há –, de 20 anos para cá a internet comercial passou a ser uma realidade”.

O reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, observou que, em 2010, o imortal recebeu o título de Doutor Honoris Causa conferido a Machado de Assis in memoriam, representando a Academia Brasileira de Letras. O professor também ressaltou que Niskier já proferiu uma aula magna na Universidade.

“Nosso homenageado possui trajetória de inegável valor, dentro da educação e da cultura de nosso país”, ressaltou. “Evidencio nosso apreço e, com enorme satisfação, lhe dou as boas-vindas à sua UNIRIO. Seja muito bem-vindo!”

Da esquerda para a direita: Domício Proença; Luiz Amâncio Machado de Sousa Jr.; Luiz Pedro San Gil Jutuca; Arnaldo Niskier; Carlos Alberto Serpa; e Nélida Piñon (Foto: Comso)

Niskier representando a ABL em cerimônia de outorga de título de Doutor Honoris Causa realizada em 2010 (Foto: Divulgação)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio