código do Google analytics Em clima de resistência, EEAP homenageia alunos com entrega de insígnias — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Em clima de resistência, EEAP homenageia alunos com entrega de insígnias

Em clima de resistência, EEAP homenageia alunos com entrega de insígnias

por Comso publicado 27/09/2019 20h35, última modificação 30/09/2019 14h48

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) realizou nesta quinta-feira, dia 26, a tradicional cerimônia de entrega das insígnias para alunos concluintes dos primeiros quatro semestres – o chamado “ciclo básico” do curso. Após o período, os estudantes estão aptos a iniciar o chamado “ciclo clínico”, voltado para a prática de atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento ocorreu no Auditório Vera Janacópulos, como parte das comemorações de 129 anos da EEAP. Além da entrega de insígnias, houve a cerimônia de acendimento da lâmpada-símbolo da Enfermagem; homenagem à egressa Beatriz Lopes e à aluna Camila Alves, ambas falecidas este ano; acordo de cooperação com a Cruz Vermelha Brasileira; apresentação de coral de Libras; e muitos discursos de resistência.

Sem balbúrdia

O Centro Acadêmico Walter Fernandes subiu ao palco com uma faixa que dizia “Em defesa da educação pública, Enfermagem UNIRIO resiste”. Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Evelyn Dill Orrico, o evento semestral é sempre emocionante e de fundamental importância no momento pelo qual passa o país. “Temos o total compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade”, salientou. “Nós, na universidade pública, não temos balbúrdia, não: trabalhamos muito sério, e vocês são prova disso”, acrescentou, parabenizando os discentes.

Egresso da EEAP, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Daniel Aragão, falou sobre o rito de passagem em que consiste a cerimônia. “É nesse momento que uma ‘chave’ vira na nossa formação: a gente começa a se importar um pouco mais e a entender o que é a enfermagem e o que é ser enfermeiro”, destacou. “Vamos resistir até o final!”, exclamou. O reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, se posicionou de forma semelhante. “A dificuldade existe, está lá fora – e, também, dentro da nossa Universidade”, apontou. Mas a gente vai continuar lutando: muitas vezes a gente já sobreviveu, e vai continuar. Quero lembrar a vocês que isso é passageiro, tenham certeza”, concluiu.

Na parte final do evento, a atual diretora da EEAP, Sônia Regina de Souza, convidou as professoras Almerinda Moreira e Nébia Figueiredo, ambas diretoras de gestões passadas, o reitor Cardoso e o secretário-geral da Cruz Vermelha-RJ, Carlos Henrique Barreto, para selarem um compromisso de cooperação técnica entre a UNIRIO e a Cruz Vermelha Brasileira.

Confira abaixo imagens do evento.

Autoridades da UNIRIO e da EEAP participaram do evento (Foto: Comso)

Alunos foram recebidos com aplausos (Foto: Comso)

Representações estudantis participaram da cerimônia (Foto: EEAP)

Estudantes fizeram manifestação política (Foto: Comso)