código do Google analytics Em clima de resistência, EEAP homenageia alunos com entrega de insígnias — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Em clima de resistência, EEAP homenageia alunos com entrega de insígnias

Em clima de resistência, EEAP homenageia alunos com entrega de insígnias

por Comso publicado 27/09/2019 20h35, última modificação 30/09/2019 14h48

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) realizou nesta quinta-feira, dia 26, a tradicional cerimônia de entrega das insígnias para alunos concluintes dos primeiros quatro semestres – o chamado “ciclo básico” do curso. Após o período, os estudantes estão aptos a iniciar o chamado “ciclo clínico”, voltado para a prática de atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento ocorreu no Auditório Vera Janacópulos, como parte das comemorações de 129 anos da EEAP. Além da entrega de insígnias, houve a cerimônia de acendimento da lâmpada-símbolo da Enfermagem; homenagem à egressa Beatriz Lopes e à aluna Camila Alves, ambas falecidas este ano; acordo de cooperação com a Cruz Vermelha Brasileira; apresentação de coral de Libras; e muitos discursos de resistência.

Sem balbúrdia

O Centro Acadêmico Walter Fernandes subiu ao palco com uma faixa que dizia “Em defesa da educação pública, Enfermagem UNIRIO resiste”. Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Evelyn Dill Orrico, o evento semestral é sempre emocionante e de fundamental importância no momento pelo qual passa o país. “Temos o total compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade”, salientou. “Nós, na universidade pública, não temos balbúrdia, não: trabalhamos muito sério, e vocês são prova disso”, acrescentou, parabenizando os discentes.

Egresso da EEAP, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Daniel Aragão, falou sobre o rito de passagem em que consiste a cerimônia. “É nesse momento que uma ‘chave’ vira na nossa formação: a gente começa a se importar um pouco mais e a entender o que é a enfermagem e o que é ser enfermeiro”, destacou. “Vamos resistir até o final!”, exclamou. O reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, se posicionou de forma semelhante. “A dificuldade existe, está lá fora – e, também, dentro da nossa Universidade”, apontou. Mas a gente vai continuar lutando: muitas vezes a gente já sobreviveu, e vai continuar. Quero lembrar a vocês que isso é passageiro, tenham certeza”, concluiu.

Na parte final do evento, a atual diretora da EEAP, Sônia Regina de Souza, convidou as professoras Almerinda Moreira e Nébia Figueiredo, ambas diretoras de gestões passadas, o reitor Cardoso e o secretário-geral da Cruz Vermelha-RJ, Carlos Henrique Barreto, para selarem um compromisso de cooperação técnica entre a UNIRIO e a Cruz Vermelha Brasileira.

Confira abaixo imagens do evento.

Autoridades da UNIRIO e da EEAP participaram do evento (Foto: Comso)

Alunos foram recebidos com aplausos (Foto: Comso)

Representações estudantis participaram da cerimônia (Foto: EEAP)

Estudantes fizeram manifestação política (Foto: Comso)

Turma reunida (Foto: Comso)

Alunas ausentes foram homenageadas (Foto: Comso)

Emoção na chegada da lâmpada (Foto: Comso)

Mais emoção com o acendimento da chama (Foto: Comso)

Alunas discursam em nome da turma (Foto: Comso)

Coral de Libras interpreta Elis Regina (Foto: Comso)

UNIRIO e Cruz Vermelha firmam compromisso de mútua cooperação técnica (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio