código do Google analytics Exposição 'Sementes da Esperança' acontece até a próxima sexta-feira — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Exposição 'Sementes da Esperança' acontece até a próxima sexta-feira

Exposição 'Sementes da Esperança' acontece até a próxima sexta-feira

por Comso publicado 29/10/2019 07h20, última modificação 29/10/2019 11h31

Conscientizar sobre a importância da relação entre os seres humanos e a comunidade da vida, para superar os conflitos entre os seres humanos decorrentes de discriminações e de diferenças inter-raciais, visando a  uma sociedade global de “desenvolvimento sustentável”. Essa é a proposta da exposição Sementes da Esperança: visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças, que acontece  na Biblioteca Central da UNIRIO.

No total, são 39 painéis de 2 metros de altura por 1 metro de largura, com estrutura de perfis easy frame, bases de aço, tecidos impressos e sistema elétrico para luminárias individuais. A montagem Sementes da Esperança possui 24 painéis, dos quais um é reservado para os visitantes expressarem suas reflexões sobre as próprias ações, e a ala nacional “Ambiências Urbanas” é formada por 15 painéis.

A exposição é realizada pela UNIRIO, em parceria com as organizações Earth Charter International (ECI) e Soka Gakkai International (SGI). 

Confira o vídeo.

Histórico

A exposição remete a 2002, quando a SGI apresentou, pela primeira vez, a montagem Sementes da Mudança. Na ocasião, a mostra conquistou o terceiro lugar na categoria das exposições independentes. A partir de então, foi traduzida para 13 idiomas, sendo visitada por 1,5 milhão de pessoas em 27 países e territórios.

Como resultado das discussões da Conferência Mundial, o período de 2005 a 2014 foi definido como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU”, com ações promovidas junto à sociedade civil. Em 2010, com a necessidade de realizar a atualização e a revisão do conteúdo da exposição, surge uma nova montagem: Sementes da Esperança.

O conteúdo da exposição apoia-se nos três fundamentos “Aprender, refletir e delegar poderes”, mencionados pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, no texto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, citado em sua proposta de meio ambiente de 2002.

A exposição permanece até o dia 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

A Biblioteca Central se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.

Leia mais.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio