Você está aqui: Página Inicial / ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES

ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES

 

Bem-vindo (a) à UNIRIO.

A coordenação do Curso de Museologia Integral e a coordenação do Curso de Museologia noturno apresentam as seguintes orientações:

  

MANUAL DO ESTUDANTE

       Manual do Estudante

 

ESTRUTURA CURRICULAR

       Estrutura curricular

  

SISTEMA DE CRÉDITOS

O Sistema de Créditos é a:

“Organização de um currículo em que as disciplinas teóricas ou práticas são independentes, embora organicamente situadas (algumas podem se constituir em pré-requisitos de outras e todas devem ser complementares entre si para a formação desejada), a cada uma correspondendo um determinado número de horas/aula semanais que, contabilizadas como créditos, deverão integralizar a carga horária exigida para a conclusão do curso.” Isso significa dizer que você fará inscrições em disciplinas por período letivo. Uma disciplina pode ter créditos teóricos e/ou créditos práticos. Quando se trata de créditos teóricos, um crédito corresponde a 15 h/a; quando se trata de créditos práticos, um crédito corresponde a 30 h/a. É isso que justifica a denominação “Sistema de Créditos”.

Ex: "Introdução à Museologia" é uma disciplina obrigatória de 45 h/a, que tem 3 créditos, sendo 3 teóricos (45h) .

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS

No Sistema de Créditos, segunda o  Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as disciplinas obrigatórias e optativas são assim chamadas:

“quando é integrante do currículo pleno de um estabelecimento de ensino que, por lei ou norma regimental, é de frequência e avaliação obrigatórias para o aluno” (INEP).

A disciplina optativa, que também exige frequência e nota, não é menos importante. Na realidade, seria aquela que: 

“entre as de inclusão facultativa pelo estabelecimento de ensino em seu currículo pleno, é de livre escolha para o aluno” ( INEP).

Contudo, os currículos exigem uma quantitativo mínimo de disciplinas obrigatórias, as quais integralizarão ao término do curso. Para saber quantas disciplinas optativas devem cursar, acessem o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPPC) ou o ementário:

No caso de desistência, o trancamento é necessário independente de ser a disciplina obrigatória ou optativa.

 

PRÉ-REQUISITOS

Como as disciplinas são organizadas em obrigatórias e optativas, no âmbito das disciplinas obrigatórias, algumas podem exigir requisitos prévios para serem cursadas. Por isso, antes de realizar a matrícula, observe se a disciplina obrigatória desejada exige a aprovação prévia em outra disciplina igualmente obrigatória. Recomendamos que as disciplinas obrigatórias sejam cursadas nos períodos correspondentes, evitando-se , assim, atrasos no curso, o que poderá acarretar em jubilamento.

Por sua vez, as disciplinas optativas, incluindo as disciplina que apresentam sequência numérica no final do nome, não têm pré-requisito. Exemplo: Museologia Aplicada à Acervos 2 ( optativa = não tem pré-requisito).

Caso o estudante necessite fazer a QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO, será necessário realizar a solicitação via  REQUERIMENTO específico, o qual será analisado pela Comissão de matrícula

O REQUERIMENTO deve ser preenchido,

    • assinado
    • e endereçado ao Diretor da Escola de Museologia (cch_museologia@unirio.br), o qual encaminhará para a COMISSÃO DE MATRÍCULA.

  

 JUBILAMENTO

O jubilamento é o desligamento definitivo do estudante, implicando no cancelamento da matrícula. Para não ser jubilado, o aluno deve ficar atento à sua vida acadêmica, uma vez que:

"Art. 2° Estará sujeito ao jubilamento, o aluno de curso de graduação que estiver incluso em qualquer das seguintes situações:

a) cursar, sem aproveitamento, a mesma disciplina, por 4 (quatro) vezes, e obtiver coeficiente de rendimento geral igual ou menor que 4,0 (quatro);

b) não realizar matrícula em um período letivo, salvo quando a matrícula estiver trancada;

c) ultrapassar o prazo máximo permitido para trancamento geral de matrícula, de 4 (quatro) períodos letivos;

d) não renovar a solicitação de trancamento geral de matrícula, quando requerido em prazo inferior a 4 (quatro) períodos letivos;

e) ultrapassar o prazo máximo de integralização curricular;

f) não concluir o curso, em caso de já ter obtido a concessão de prorrogação do prazo máximo de integralização. Parágrafo Único - No caso de alunos cuja matrícula seja decorrente de convénio cultural, deverá ser verificada a sua situação de acordo com as cláusulas específicas do acordo." (Resolução N° 2650, de 07.12.05)

Caso tenha alguma dúvida, procure a secretaria do curso, para obter orientações. Para tanto, será observado o seu histórico atualizado.

 

REGISTRO ACADÊMICO

Todos os estudantes da UniRio têm um registro ou número de matrícula na UNIRIO. O registro acadêmico, na UniRio, é composto por 11 (onze) algarismos. Exemplo: 2023.1.351.010 .

• 2023 – corresponde ao ano de ingresso na UNIRIO; 1 – corresponde ao semestre letivo de classificação do Vestibular; 352 – corresponde ao código do seu curso (no exemplo utilizado, trata-se do código do curso de Pedagogia); 010 – corresponde à sua classificação no ENEM.

 

INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

Recomenda-se que, a cada período letivo, o estudante compareça à secretaria da Escola para obter as orientações acadêmicas antes de realizar inscrição nas disciplinas. 

Hoje, com a criação de sistemas digitais, a inscrição em disciplina pode ser feita via Internet, no PORTAL DO ALUNO (https://sistemas2.unirio.br/ ). Para não perder o período de matrícula, o estudante deve acompanhar o CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO, com antecedência, observando datas e prazos. dos prazos de cada etapa para a realização da sua inscrição em disciplina em cada

Ao não renovar a matrícula, o registro do estudante é cancelado, ou seja, perde a vaga na UniRio.

Para realizar matrícula:

    • Procure a secretaria da Escola (para obter orientações, especialmente se está com algum atraso ou fora do fluxo acadêmico, não cursando as disciplinas obrigatórias mínimas exigidas em cada período)
    • Observe os dias e horários das ofertas ( no mural da Escola de Museologia, no 4° andar do CCH, ou no site da Escola), não podendo ocorrer sobreposição de disciplinas ( no mesmo dia e horário)
    • É obrigatória a inscrição em, pelo menos, 3 disciplinas em cada período letivo (para não entrar em situação de jubilamento).

 

PRAZO MÁXIMO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

É o prazo máximo permitido para permanecer matriculado na Universidade, para cursar as disciplinas, realizar estágios e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Cada curso tem o seu prazo máximo de integralização ( observe o prazo máximo de integralização no PPPC do Curso de Museologia Integral ou no PPC do Curso de Museologia noturno).

  • Prorrogação do prazo máximo de integralização do curso

A prorrogação do prazo máximo de integralização do Curso poderá acontecer mediante avaliação da COMISSÃO DE MATRÍCULA. A prorrogação será permitida somente em caso de excepcionalidade. Cada caso será analisado pela COMISSÃO DE MATRÍCULA, mediante entrega de REQUERIMENTO específico, juntamente com o histórico do estudante ( podendo ser obtido no PORTAL DO ALUNO ou na secretaria da Escola) solicitante, respeitando as normativas vigentes. Depois de preenchido, o REQUERIMENTO deve ser:

    • assinado
    • e endereçado ao Diretor da Escola de Museologia (cch_museologia@unirio.br), o qual encaminhará a solictação para a COMISSÃO DE MATRÍCULA.

 

A integralização do curso é normatizado pela RESOLUÇÃO 4.950

 

 

TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA

 “matrícula trancada no curso ocorre quando o aluno, com matrícula curricular em uma ou mais disciplinas de um curso, após transcorrido determinado período de aulas, desiste formalmente de continuar matriculado”.(INEP)

A realizar o trancamento da matrícula, o estudante não poderá cursar disciplinas ou outro componente curricular (estágios, monografias etc.) durante o período de trancamento. O prazo máximo para manter a matrícula trancada do curso é de 4 (quatro) períodos letivos. Você pode trancar os 4 períodos de uma vez ou trancar apenas 1 ou 2, e renovar o trancamento.

O período de trancamento não é computado no prazo máximo de conclusão do curso, mas o estudante deve realizar o trancamento no início do semestre seguinte, evitando que o sistema da universidade não considere a situação do estudante como sendo "abandono de Curso", acarretando na perda da vaga.

 

TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA

 “matrícula trancada em disciplina ocorre quando o aluno, com matrícula curricular em uma ou mais disciplinas de um curso, após transcorrido determinado período de aulas, desiste formalmente de continuar cursando uma ou mais disciplina(s)”. (INEP)

O estudante deve observar o Calendário Universitário para confirmar os prazos de solicitação. Para realizar o trancamento, procure orientação na secretaria da Escola de Museologia. O estudante deverá pelo menos, realizar matrícula em (três) disciplinas, no respectivo período letivo.

 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

    •  Para não ficar em prova final, o estudante deve ter média igual ou superior a 7 (sete). Caso fique em prova final, o estudante deve obter média final igual ou superior a 5 (cinco) 
    • O percentual mínimo de frequência para aprovação é 75%.
    • Atestado médico não abona faltas, apenas pode justificar junto ao professor, os motivos do seu afastamento.
    • O tratamento excepcional para alunos portadores de afecções é tratado no Decreto-Lei nº 1.044.

 

SEGUNDA CHAMADA

Para realizar a segunda chamada da prova não realizada, você deve entrar com o pedido (recomendamos entrar em contato com o docente responsável previamente), justificando, por escrito, a falta. A

“segunda chamada será realizada até 8 (oito) dias após a realização da prova, desde que requerida dentro de 48 (quarenta e oito) horas que se seguirem à falta”. (Regimento Geral da UNIRIO (vigente), Art. 95, parágrafo 5).

 

BIBLIOTECAS

A Biblioteca Central funciona na Av. Pasteur, 458. Atendimento ao usuário: +55 (21) 2542-1519 e atendimentobiblioteca@unirio.br. Formalize e solicite livros, sem observar de devolver os itens no prazo informado. Acesse os catálogos online em: http://www.unirio.br/bibliotecacentral

 

 

Nota explicativa:

INEP - Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (Governo Federal).

Portlet de conteudo estático
« Maio 2024 »
month-5
Se Te Qu Qu Se Sa Do
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.