código do Google analytics UNIRIO tem trabalho premiado em Simpósio de Neurociências — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO tem trabalho premiado em Simpósio de Neurociências

UNIRIO tem trabalho premiado em Simpósio de Neurociências

por Comso publicado 10/04/2017 17h35, última modificação 11/04/2017 14h59

Uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional da UNIRIO foi premiada com menção honrosa no VI Simpósio de Neurociências da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trabalho, intitulado Human TDP-43 in familial  amyotrophic  lateral  sclerosis  –  in silico analysis and molecular dynamics of K263E variant, é de autoria do estudante de Biomedicina José Alexandre Salerno e da professora Joelma de Mesquita.

O estudo aponta os efeitos estruturais das mutações na proteína TDP-43, importantes no desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Compreender como esses efeitos alteram a estrutura da TDP-43 é essencial para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes. A ELA é uma doença neurodegenerativa fatal e com tratamento basicamente sintomático.

O tema é abordado no projeto de iniciação científica de José Alexandre Salerno, sob orientação da professora Joelma, coordenadora do Laboratório de Bioinformática.

Estrutura tridimensional da proteína TDP-43, determinada no projeto por simulação de dinâmica molecular (Foto: Laboratório de Bioinformática)

registrado em: Biomedicina

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio