código do Google analytics Programa de Enfermagem e Biociências firma parceria com a UVA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Enfermagem e Biociências firma parceria com a UVA

Programa de Enfermagem e Biociências firma parceria com a UVA

por Comso publicado 08/10/2019 19h24, última modificação 08/10/2019 19h24

O curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) firmaram parceria com o objetivo de estimular pesquisas em Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS). A atividade conta com a orientação dos professores Cristiano Bertolossi, da UVA, e Roberto Carlos Lyra, da UNIRIO.

O projeto, liderado pela equipe do Doutorado em Biociências da Universidade Federal, contará com a integração de grupos de pesquisas das duas instituições: Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP), da UVA, e o Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (Laets), da UNIRIO. Além disso, a Veiga deixará à disposição o uso dos laboratórios de Informática, Enfermagem e o LabIdeias para a realização dos estudos.

As pesquisas sobre ATS ainda são recentes no Brasil e começaram em 2011, quando o Ministério da Saúde passou a utilizar as melhores evidências disponíveis para a incorporação de tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí, o tema passou a ter um papel primordial para garantir a qualidade e eficiência dos serviços na área da saúde.

Para Cristiano Bertolossi, que é o pesquisador líder do núcleo da UVA, a parceria beneficiará os alunos de diversas formas: “A iniciativa tem o objetivo de ofertar a produção de tecnologias de forma inter, multi e transdisciplinar, além de proporcionar a troca de experiências entre alunos e professores das duas instituições”.

Já para Roberto Carlos Lyra, a atividade, além de estreitar as relações entre as duas instituições de ensino, será uma oportunidade de oferecer conhecimento para os mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências. “A parceria possibilita ampliar as atividades de cooperação em prol do desenvolvimento da ciência”, destaca.

(Comunicação Institucional/UVA)

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio