código do Google analytics Recital de flauta e piano abre programação dedicada aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Recital de flauta e piano abre programação dedicada aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical

Recital de flauta e piano abre programação dedicada aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical

por Comso publicado 31/10/2014 13h15, última modificação 04/11/2014 09h07

O mês de novembro será dedicado aos instrumentos de sopro na Série UNIRIO Musical. Abrindo a programação, João Batista Sartor (flauta) e Lúcia Barrenechea (piano) apresentam na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, o recital O fim, o início e o meio: cenas, discursos e peças do século XX para flauta solo. O evento acontece às 19h, na Sala Villa-Lobos.

O recital pretende contextualizar peças para flauta solo compostas durante o século XX com situações contemporâneas e discursos da época. Já a segunda proposta, de acordo com os organizadores, é “apresentar alguma esperança para a humanidade através da força redentora da arte e da música e de discursos que apontam caminhos virtuosos, apesar de todo progresso e da intensidade de emoções vividos no século eleito”.

Sobre os músicos

João Batista Sartor é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, e professor adjunto de flauta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem intensa atuação no cenário musical gaúcho, com participações nas orquestras Unisinos e Sinfônica de Porto Alegre, e como convidado nas orquestras Sesi-Funarte (RS) e Theatro São Pedro (RS).

Lúcia Barrenechea é professora de piano e música de câmara no Instituto Villa-Lobos (IVL), da UNIRIO. Atuando intensamente no cenário musical brasileiro, apresenta-se com regularidade em recitais. Foi solista em concertos com as orquestras Sinfônica Estadual de São Paulo, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Emanuel Martinez, Parcival Módolo, Fabio Mechetti e Norton Morozowicz.

Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes em destaque no cenário nacional e internacional. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma, desde 1989, o Duo Barrenechea, desenvolvendo um intenso trabalho camerístico com a formação flauta e piano.

Outras informações pelos telefones 2542-3311/3312.

A Sala Villa-Lobos se localiza na Av. Pasteur, 436 (fundos), Urca.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio