código do Google analytics Projeto Ópera na UNIRIO estreia espetáculo Dulcinéia e Trancoso — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projeto Ópera na UNIRIO estreia espetáculo Dulcinéia e Trancoso

Projeto Ópera na UNIRIO estreia espetáculo Dulcinéia e Trancoso

por Comso publicado 12/09/2017 19h15, última modificação 14/09/2017 08h44

O Projeto Ópera na UNIRIO estreia nesta sexta-feira, dia 15, o espetáculo Dulcinéia e Trancoso, de autoria do compositor brasileiro Eli-Eri Moura e do libretista W.J. Solha. O evento acontece às 18h, na Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão). Também haverá apresentações nos dias 16, 22 e 23, às 18h, e 17 e 24, às 17h, sempre no mesmo lugar.

Dulcinéia e Trancoso  é considerada a primeira ópera armorial.  Nela, encontra-se uma mistura da cultura nordestina com a ibérica, com Ariano Suassuna e seu ídolo Miguel de Cervantes Saavedra, além de Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso (personagens do espanhol) com  Gonçalo Fernandes Trancoso – o primeiro contista da língua portuguesa.

 Pernambuco está retratado na música erudita com inspirações estilizadas de xote, xaxado, maracatu, cantoria e frevo ao lado de trechos românticos, outros circenses e momentos dramáticos com a entrada da Morte.  Em cada uma das dez cenas da tragicomédia, escutamos melodias memoráveis do palhaço Dom Pixote, encarnado pelo ator Trancoso, e sua amada e descabelada Dulcinéia, na batalha contra as retroescavadeiras que ameaçavam destruir a Pedra do Reino conforme as visões de Cervantes e Ariano.  

O Palcão se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur - fundos, 436, Urca).

 

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio