código do Google analytics Iniciação à docência em reflexão na 16ª Semana de Integração Acadêmica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Iniciação à docência em reflexão na 16ª Semana de Integração Acadêmica

Iniciação à docência em reflexão na 16ª Semana de Integração Acadêmica

por Comso publicado 18/10/2018 19h25, última modificação 19/10/2018 13h12

Na tarde desta quinta-feira, 18 de outubro, foi realizada uma mesa-redonda sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), como parte da programação da 16ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO. A sessão reuniu os atuais e ex-coordenadores do Programa na Universidade, além de professores supervisores e bolsistas.

Voltado para o aprimoramento da formação de professores para a educação básica, o Pibid oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas, com o objetivo de contribuir para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira.

Presente na mesa de abertura, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, ressaltou que o Programa é fundamental para a fixação dos estudantes nos cursos de licenciatura. “É um programa que me toca muito. Sou licenciado em Química e acho que, se o Pibid existisse na minha época de estudante, eu seria professor há muito mais tempo. É uma carreira muito gratificante, tenho muito orgulho de ser professor”, disse.

Também participaram da mesa de abertura da sessão a coordenadora institucional do Pibid/UNIRIO, Heloisa Bezerra, e os professores coordenadores de área Michel Cambrainha (Matemática), Adrianne Ogêda (Pedagogia) e Valéria Wilke (Filosofia). Ana Aguiar, da área de Ciências, não pôde comparecer mas enviou mensagem aos pibidianos.

Em seguida, a sessão contou com a participação de quatro ex-coordenadores do Pibid/UNIRIO: Andréa Fetzner e Lucia Pralon, da Escola de Educação, Daniel Andrade, do Instituto de Biociências, e Marcelo Guimarães, da Faculdade de Filosofia. Eles compartilharam suas experiências no Programa e falaram sobre as especificidades e dificuldades da formação de professores em cada uma das áreas.

Um consenso nas falas foi de que a  oportunidade de estar em sala de aula antes de concluir a licenciatura pode ser considerada como um privilégio. Os professores destacaram que os bolsistas devem aproveitar as possibilidades de troca e de parceria com os professores das escolas da rede pública, que atuam como supervisores, e reforçaram a importância da educação como parte da formação cidadã das crianças e jovens.

Atualmente, o Pibid/UNIRIO conta com 99 bolsistas e 10 voluntários, que atuam em sete escolas públicas, sob a supervisão de 15 professores. Outras informações podem ser obtidas na página http://www.unirio.br/pibid.

Mesa de abertura da sessão sbre o Pibid (Foto: Comso)

Ex-coordenadores do Pibid refletem sobre suas experiências (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio