código do Google analytics 'Escola transformou a matemática em contas sem sentido' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / 'Escola transformou a matemática em contas sem sentido'

'Escola transformou a matemática em contas sem sentido'

por Comso publicado 23/10/2017 19h35, última modificação 24/10/2017 14h39

A música e a matemática marcaram presença na cerimônia de abertura da 15ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), realizada na manhã desta segunda-feira, no Auditório Vera Janacopulos. O evento, cujo tema foi A Matemática está em tudo, teve início com apresentação musical do pianista Clifford Korman e do violonista Thiago Trajano, professores do Instituto Villa-Lobos (IVL).

Confira o vídeo da cerimônia de abertura.

Após a atração cultural, o vice-reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, comentou sobre a evolução da Universidade ao longo dos últimos anos. “A SIA me traz à mente minha responsabilidade como gestor e pesquisador. Durante todo esse tempo, vi a Universidade crescer, com novos cursos de graduação e pós-graduação”.

Cardoso também salientou o momento difícil pelo qual tem passado a produção de ciência e a tecnologia no Brasil, convidando a comunidade a apoiar o Dia C da Ciência. “Essa é uma responsabilidade nossa, da universidade – não apenas do gestor, mas dos professores, dos discentes e dos técnico-administrativos”, ressaltou.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Mônica Vale, destacou a contribuição dos alunos-bolsistas para o crescimento e desenvolvimento da UNIRIO. “Estou aqui representando todos os alunos pobres da nossa Universidade”, disse. Para ela, a SIA é “uma oportunidade de mostrar tudo que a Universidade produz para fora de seus muros – e isso, também, é um ato de resistência”.

União em prol do conhecimento

À frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI), a professora Evelyn Orrico comemorou a oportunidade de reunir os diferentes bolsistas da UNIRIO em um único evento. “Conseguimos ampliar e concretizar a união entre todas as modalidades de bolsa em uma Semana de Integração Acadêmica”, destacou.

Ela falou, ainda, sobre a atual falta de investimentos na pesquisa brasileira. “Investigamos com ética e, além disso, com muitos subsídios. Passamos por uma gravíssima crise ética, política e econômica”, apontou. “Investir na produção de conhecimento não é gasto, mas incentivo”, complementou.

O pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, mencionou as dificuldades enfrentadas por diversos programas da Universidade. Segundo ele, “muitos projetos não estão recebendo a devida atenção do governo federal – como o Pibid, por exemplo”.

Também presente à mesa, a Pró-reitora de  Extensão e Cultura  convidou o público a participar das atrações culturais e dos eventos de diálogo com a comunidade oferecidos pela programação da SIA.

Palestra

A palestra de abertura, A Matemática está em tudo, foi ministrada pelos professores da UNIRIO Gladson Octaviano Antunes e Michel Coimbra de Paula. Ambos se dedicam à popularização e divulgação da matemática para alunos e professores da educação básica.

Para Michel Coimbra, a matemática como disciplina escolar ou é amada, ou odiada pelos alunos. “A escola transformou a matemática em um monte de contas sem sentido”, disse. O trabalho do matemático, segundo ele, não é fazer contas, mas encontrar um padrão que se aplique às diversas situações.

 Já Gladson Octaviano expôs as diferenças entre a matemática pura e a aplicada, a partir de estruturas fractais, caracterizadas pela “autossimilaridade e complexidade infinita”. De acordo com ele, os fractais surgiram como um conceito abstrato, mas que tem relação com diversos elementos à nossa volta. “A geometria que aprendemos na escola não é suficiente para objetos tão complexos. Por isso, é necessária a geometria fractal”, revelou.

O palestrante mencionou, ainda, diversas aplicações da matemática, como aprendizado de máquina, estatística, teoria dos jogos, análise numérica, química, biomatemática e teoria de controle – ramo da matemática comum à engenharia. Por fim, ele abordou as técnicas de produção do jogo Super Mario 64, primeiro game tridimensional a ser lançado no mercado.

A 15ª SIA acontece paralelamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação prossegue até o próximo sábado, dia 27, com palestras, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. Confira a agenda de atividades

Pianista Clifford Korman e violonista Thiago Trajano se apresentaram no evento (Foto: Comso)

Da esquerda para a direita: Mônica Vale; Evelyn Orrico; Ricardo Cardoso; Claudia Aiub; e Alcides Guarino (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio