Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / CISCO Monkeypox: o que precisamos saber? / Legado Silenciado: a cientista que aperfeiçoou um tratamento para Hanseníase

Legado Silenciado: a cientista que aperfeiçoou um tratamento para Hanseníase

Na semana do Dia Internacional da Mulher, conheça a trajetória da cientista afro-americana que desafiou barreiras de gênero e raça em prol de um tratamento para a doença.

Quando falamos de hanseníase, é comum lembrarmos sobre a descoberta histórica do Mycobacterium leprae pelo médico norueguês Gerhard Armauer Hansen em 1873, assim como o desenvolvimento da Poliquimioterapia (PQT) como tratamento para a enfermidade.

Mas você sabia que existe um marco importante da hanseníase que foi quase apagado da história? Nesse dia Internacional da Mulher, conheça a trajetória da cientista Alice Ball, uma mulher afro-americana que no início do século XX foi responsável pela descoberta que aprimorou um medicamento utilizado para o tratamento da doença, mas que infelizmente não teve seu mérito reconhecido em vida.

 

https://www.nhrbrasil.org.br/atividades/noticias/465-legado-silenciado-a-cientista-que-descobriu-o-primeiro-tratamento-para-hanseniase.html