Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tese de jornalista da UNIRIO é indicada ao Prêmio Capes de Tese 2023

Tese de jornalista da UNIRIO é indicada ao Prêmio Capes de Tese 2023

A tese intitulada “Sistemas Agroecológicos: Regime de informação de um campus universitário como um Living lab”, de autoria da jornalista Liliana Glanzmann Vallejo, foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/UFRJ) para concorrer ao Prêmio Capes de Tese 2023.

Levou-se em conta para a escolha, além dos critérios estabelecidos pela Capes, a contribuição teórica à área, a estratégia metodológica desenvolvida e a profundidade da análise e tratamento dos dados, com destaque para pertinência da discussão aplicada ao estudo do Regime de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua articulação com a área de Comunicação e Informação.

Desenvolvida sob orientação da professora Liz-Rejane Issberner, a pesquisa teve como objetivo analisar, a partir dos elementos do Regime de Informação (RI), como os campi universitários podem funcionar como Living Labs (LL) para a realização de pesquisas e inovações sociais, voltadas para o desenvolvimento dos sistemas agroecológicos. Os LL são laboratórios vivos, que funcionam como ambientes propícios para testagem de inovações, com a participação dos próprios usuários.

Liliana Vallejo é servidora da UNIRIO desde 2015, com lotação na Coordenadoria de Comunicação Social (Comso).