Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Servidora de universidade da Argentina participa de intercâmbio técnico na Comso/UNIRIO

Durante duas semanas do mês de abril, a Coordenadoria de Comunicação Social (Comso) recebeu a servidora Virginia Tissera, da Universidade Nacional de Vila María (UNVM), na Argentina, para um intercâmbio técnico.

Formada em Jornalismo e responsável pela área de Comunicação de umas das unidades da UNVM, Virginia acompanhou a rotina de trabalho da Comso e trocou experiências com os servidores da unidade.

O intercâmbio, custeado pela instituição argentina, foi possibilitado por convênio existente entre a UNIRIO e a UNVM.

Leia o depoimento da servidora:

"Minha passagem pela Coordenadoria de Comunicação Social (Comso) da UNIRIO foi uma ótima experiência para conhecer outros espaços de trabalho voltados para a gestão da comunicação no setor público, especificamente numa universidade federal no Brasil. Foi uma oportunidade para entender as rotinas de produção, gerenciamento e publicação das informações da instituição, além de conhecer e compreender o ecossistema onde ela está imersa e o objetivo que se persegue com a política de comunicação.

Meu trabalho na Argentina, como comunicadora social, se desenvolve num centro cultural vinculado à universidade onde eu me formei, porém um espaço bem diferente da Comso, com outras rotinas de trabalho, cronogramas e coberturas. Por isso foi um grande desafio chegar na UNIRIO a conhecer outras formas de trabalho, além da língua que foi um fator interessante também nessa troca.

A servidora durante sua visita à UNIRIO, no mês de abril (Foto: arquivo pessoal)

Entre alguns dos procedimentos que achei mais interessantes, destacam-se a produção do informativo Em Foco e a possibilidade de ter como parte da equipe os intérpretes de Libras. Também o trabalho jornalístico em conversa com a mídia e o tratamento das notícias com a imprensa e o envio de releases, entre outras atividades.

Falando da parte humana, me encontrei com uma equipe de pessoas que me acolheram e me fizeram formar parte da sua equipe. Cada uma delas com seu jeito, mas todos de forma profissional, explicando seu trabalho com muita dedicação.

Em resumo, essa troca me fez conhecer outras formas possíveis de fazer nosso trabalho de comunicadores, exteriorizando valores, sentidos políticos, culturais e sociais. Entendendo como é importante dar valor a estes encontros para contribuir à produção de conhecimento na nossa região e desde as universidades públicas, num mundo complexo e com grande fluxo de informação nestes dias. Também como experiência e desafio de formação profissional apostando no vínculo regional entre instituições latino-americanas, para compartilhar habilidades e competências no campo profissional da comunicação.

Do interior da Argentina à cidade maravilhosa

Além da questão profissional houve também um choque cultural interessante, não só pela língua mas também pelo fato de estarmos dividindo as nossas rotinas de produção de conteúdo e a forma em que cada um faz o seu trabalho.

O meu lugar de desenvolvimento profissional na Argentina é na Usina Cultural que, como já falei antes, é vinculada à Universidade Nacional de Vila María (UNVM) no estado de Córdoba no centro do país. Declarada pela Unesco como Cidade de Aprendizagem no ano 2017, a localidade homônima tem apenas cem mil habitantes, e é um dos polos educativos, culturais e produtivos da região central.

Por isso, chegar à cidade maravilhosa teve seus encantos e também seus desafios, principalmente pela forma de viver a vida em um lugar tão distante da minha realidade, por exemplo no transporte público, nos horários das atividades, entre outros. Além dessas diferenças, a passagem pelo Rio foi realmente boa para conhecê-lo desde outra perspectiva além da turística. Saber de fato que misturar chimarrão com pão de queijo quente não tem preço e entender que a nossa rivalidade é só no futebol.

Vale destacar que o intercâmbio como servidora técnica se deu no marco do convênio existente entre a UNIRIO e a UNVM, renovado em 2022."