código do Google analytics Curso de Enfermagem da UNIRIO recebe certificação de excelência em sistema do Mercosul — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Curso de Enfermagem da UNIRIO recebe certificação de excelência em sistema do Mercosul

Curso de Enfermagem da UNIRIO recebe certificação de excelência em sistema do Mercosul

por Comso publicado 27/03/2013 00h00, última modificação 16/06/2015 13h26

O Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) acaba de entrar para o seleto grupo credenciado no Sistema de Acreditação Regional para Cursos Universitários dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados (ARCU-SUL). Com isso, o curso passa a ter garantia pública de seu nível acadêmico e científico, de acordo com critérios regionais elaborados por comissões consultivas sob a coordenação da Rede de Agências Nacionais de Acreditação.

Além do reconhecimento da excelência da Enfermagem da UNIRIO, a acreditação possibilita que estudantes do curso participem do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para cursos Acreditados do Mercosul (Programa Marca). Atualmente, fazem parte do Mercosul Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, como Estados-Membros, além de Chile, Colômbia, Equador e Peru, que compõem o grupo de Estados Associados.

A coordenadora do Bacharelado em Enfermagem, Profa. Dra. Inês Meneses, destaca a importância da certificação principalmente por ser um reconhecimento externo – a avaliação foi feita por professores do Brasil, Chile e Paraguai. Para ela, os avaliadores perceberam os pontos fortes do curso, entre os quais está a qualificação dos professores da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. “Embora nosso corpo docente seja reduzido, com 35 professores, mais da metade – 23 – são doutores, e os que têm mestrado continuam se qualificando”, explica Inês.

Para a professora, a participação ativa na produção do conhecimento também contribuiu para a certificação no Sistema ARCU-SUL. Além do Bacharelado, a Escola de Enfermagem conta com programas de Mestrado, Doutorado e Residência. Outro ponto fundamental é o intercâmbio existente entre a graduação e a pós-graduação, o que favorece o interesse e a participação de estudantes em projetos de pesquisa e extensão. “Nossos alunos estão precocemente em contato com a pesquisa”, observa a coordenadora. Atualmente, o Bacharelado em Enfermagem da UNIRIO reúne 455 estudantes.

Inês Meneses ressalta ainda que a acreditação é fruto não só do trabalho da Escola de Enfermagem, mas também das unidades que participam da formação dos alunos do curso, como o Instituto Biomédico e o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). E destaca que, embora seja a instituição de ensino de Enfermagem mais antiga do país, com 122 anos, “existe o esforço contínuo do corpo docente, discente e técnico-administrativo no sentido de trabalhar em um projeto voltado para o futuro”.

registrado em: Enfermagem

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio