código do Google analytics UNIRIO sedia evento sobre etnoconhecimento, territorialidade e trabalho em comunidades tradicionais — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO sedia evento sobre etnoconhecimento, territorialidade e trabalho em comunidades tradicionais

UNIRIO sedia evento sobre etnoconhecimento, territorialidade e trabalho em comunidades tradicionais

por Comso publicado 10/08/2013 12h50, última modificação 10/08/2013 12h51

Questões relacionadas à geração de renda e ao trabalho rural realizado pelas comunidades tradicionais, bem como ao etnoconhecimento e a influência africana na cultura brasileira estarão em foco na UNIRIO nos dias 14 e 15 de agosto, quando acontecem o VII Seminário de Educação Diferenciada e Etnoconhecimento e o I Encontro Internacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho nas Comunidades Tradicionais.

O evento, promovido pela Fundacentro em parceria com a UNIRIO e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), terá como tema “Territorialidade e Trabalho Decente no Campo – As comunidades tradicionais em questão”. A intenção é refletir, entre outros pontos, sobre o trabalho artesanal de indígenas e quilombolas e as possibilidades de produção e comercialização a partir de práticas de economia solidária e comércio justo.

A conferência de abertura, no dia 14 de agosto, será proferida pelo secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, que abordará a economia solidária como forma de preservação cultural e trabalho decente.

O segundo dia de evento será dedicado ao seminário “Etnoconhecimento para um Etnoreconhecimento”, em sessão conjunta com o Conselho Internacional de Museus Africanos (Africom). A programação inclui conferências da diretora executiva do Africom, Rudo Sithole, do membro do Conselho Executivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Ossama Abdel Meguid, e do professor da UNIRIO Zeca Ligiero, do Núcleo de Pesquisa sobre Performance Afro-Ameríndia (NEPAA/CLA).

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.fundacentro.gov.br, onde está disponível a programação.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio