código do Google analytics “Fator nutricional é determinante no desenvolvimento neural”, salienta neurocientista Cláudio Serfaty — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / “Fator nutricional é determinante no desenvolvimento neural”, salienta neurocientista Cláudio Serfaty

“Fator nutricional é determinante no desenvolvimento neural”, salienta neurocientista Cláudio Serfaty

por Comso publicado 20/08/2013 00h00, última modificação 02/06/2015 09h25

Na conferência de abertura da 12ª Jornada de Iniciação Científica, ministrada na tarde desta terça-feira, dia 20, no auditório Vera Janacopulos, o professor do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Cláudio Serfaty falou sobre nutrição e o desenvolvimento cerebral.

Segundo ele, o período crítico do desenvolvimento sensório-motor-cognitivo humano compreende majoritariamente a fase dos 0 aos 5 anos de idade. “Dentre os fatores que interferem no desenvolvimento neural durante esse período estão a estimulação ambiental e a ingestão nutricional”, disse.

O pesquisador apresentou dois estudos realizados no âmbito do Laboratório de Plasticidade Neural, no qual atua como coordenador. O primeiro deles visava investigar os efeitos da restrição nutricional do aminoácido triptofano, encontrado em diversos alimentos. Os experimentos realizados evidenciaram que a restrição do nutriente reduz a plasticidade neural do cérebro durante o período crítico.

Já o segundo estudo apresentado relacionava o desenvolvimento cerebral aos ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes de águas profundas, sementes de linhaça, nozes e óleos vegetais. De acordo com Serfaty, a restrição de ômega-3 altera a distribuição de axônios visuais em animais jovens, o que evidencia que fatores nutricionais são determinantes no desenvolvimento de conectividade no sistema visual.

Jornada

Na abertura da Jornada, o pró-reitor de Pesquisa da UNIRIO, Ricardo Cardoso, comemorou o crescimento da atividade científica na Universidade. “Hoje, temos 377 bolsistas de iniciação científica”, revelou. Além disso, “a maioria dos professores que ingressaram recentemente têm título de doutor, o que levou à ampliação dos programas de pós-graduação da UNIRIO”.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira, dia 23, com minicursos e apresentações orais e de pôsteres. A programação completa está disponível no site http://www2.unirio.br/unirio/iniciacaocientifica.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio