código do Google analytics Estudo com participação de pesquisadoras do Instituto Biomédico da UNIRIO é premiado em congresso — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Estudo com participação de pesquisadoras do Instituto Biomédico da UNIRIO é premiado em congresso

Estudo com participação de pesquisadoras do Instituto Biomédico da UNIRIO é premiado em congresso

por Comso publicado 12/06/2017 10h50, última modificação 12/06/2017 11h39

O estudo Atorvastatin chemopreventive effects against in vitro exposure to the alkylating agents methylmethane sulphonate and cyclophosphamide, elaborado com a participação das pesquisadoras Larissa Silva de Almeida Christoni e Claudia Aiub, do Instituto Biomédico da UNIRIO, foi premiado como o melhor trabalho na área de modulação da mutagenicidade e nutrigenômica no XIII Congresso da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (Mutagen Brasil), realizado entre os dias 1º e 3 de junho em Ribeirão Preto, SP.

O trabalho foi desenvolvido pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) da Uerj Carlos Fernando Araujo-Lima, em colaboração com as pesquisadoras da UNIRIO e com Maria de Nazaré Soeiro, do Laboratório de Biologia Celular do IOC/Fiocruz. O pesquisador foi professor substituto no Departamento de Ciências Fisiológicas da UNIRIO.

Os resultados apontam que a atorvastatina, medicamento utilizado para o controle dos níveis de colesterol, tem a capacidade de impedir danos no DNA induzidos por agentes alquilantes, como a ciclofosfamida e o metil-metano sulfonato, utilizados para o tratamento de câncer.

Uma parte das atividades foi desenvolvida na UNIRIO pela biomédica Larissa Christoni, que foi bolsista de iniciação científica no Departamento de Genética e Biologia Molecular, orientada pela profa. Claudia Aiub. Em 2015, o trabalho recebeu prêmio na área de Genética, durante a Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio