Dissertações defendidas em 2025
Discente: Anderson Fidelis Calabria
O presente trabalho investiga as possibilidades de interseções entre as Disciplinas de Atuação desenvolvidas pelo encenador japonês Tadashi Suzuki e os conceitos sobre processos de criação inspirados na obra de Fayga Ostrower, artista visual e pesquisadora. A pesquisa descreve os exercícios Básicos do encenador, explorando a relação entre corpo, espaço e energia e discute as implicações pedagógicas e estéticas do treinamento Suzuki, destacando sua contribuição para a presença cênica. A segunda fase da dissertação explora a aplicação prática dos conceitos de Fayga Ostrower e do treinamento Suzuki em oficinas realizadas no Projeto Brotaí – Rede Cultura Comunitária, na cidade de Niterói. Realizando uma sugestão metodologia que combina o treinamento com códigos corporais marcados de Suzuki com estímulos criativos baseados nos conceitos de "falar e simbolizar" e "imagens referenciais" de Ostrower. A fim de potencializar o repertório imaginativo das alunas/alunos, estimulando a expressividade e capacidade de criação durante a execução das Disciplinas de Atuação. Ademais, a dissertação conta ainda com a entrevista da pesquisador e artista visual Anna Bella Geiger, que foi aluna de Fayga Ostrower, e que reforçou a importância da relação entre estética, política e sensibilidade no processo criativo.
Discente: Rosamaria Aparecida Moreira Lirio
O presente estudo tem como objetivo analisar e desenvolver práticas educativas no Ensino de Artes Cênicas voltadas para um ambiente inclusivo. A pesquisa busca dialogar e trocar experiências com diferentes profissionais de educação e familiares, por meio da análise de depoimentos. As adaptações propostas em jogos teatrais visam facilitar, para alunos atípicos, uma melhor compreensão dos objetivos almejados no fazer teatral. Os principais conceitos teóricos desta pesquisa são baseados na afetividade de Henri Wallon e na educação somática.
Memórias de afeto, memórias que afetam
Discente: Charles de Asevedo Luciano
A pesquisa busca articular expressões em diferentes linguagens artísticas para a construção pedagógica junto a estudantes de escolas públicas que frequentam o ensino médio. A inspiração para o trabalho criativo se baseia no cinema documental e do docudrama, desde onde buscamos a articulação de uma forma teatral que mistura drama e elementos documentais para representar eventos reais com foco no significado social. No contexto desta pesquisa, portanto, o docudrama foi um dos referenciais utilizados para a construção de histórias pessoais de estudantes do ensino médio, estratégia que contribuiu para a autoexpressão, autoestima, empatia e reflexão. O desenvolvimento do processo pedagógico traz reflexões sobre o papel do educador na criação de espaços propícios para a construção de narrativas e o estímulo a práticas artísticas que surgem da singularidade das experiências de vida dos estudantes. A metodologia envolveu encontros semanais mediados pelo professor de artes por meio de jogos, dinâmicas e registros narrativos, que foram transformados em linguagem cênica e plástica. Os temas que surgiram na investigação abordam as percepções dos estudantes sobre seus territórios, experiências nas relações comunitárias e a busca por autonomia diante da opressão social, e teve como objetivo final a apresentação das narrativas criadas para a comunidade escolar.
SUFOCO: entre cenas, memórias e re-existências
Discente: Thaís Correâ dos Santos de Paiva
Este trabalho analisa a prática da Escola de Teatro Popular (ETP) do Rio de Janeiro na Vila São José, em Petrópolis, durante os anos de 2022 a 2024, especificamente com relação a construção da peça e curta-metragem “Sufoco”. A Vila São José é uma comunidade que surgiu no ano de 1988, depois de uma das maiores tragédias climáticas vividas na cidade de Petrópolis. A comunidade surgiu com deslocamento de pessoas que ficaram desabrigadas naquela ocasião, que vemos se repetir recorrentemente na cidade. O núcleo da ETP em Petrópolis montou na Vila uma peça de teatro-fórum e um filme que contam um pouco a história de surgimento deste lugar e a resistência de seus moradores nas tentativas de remoção que ocorreram. Com o desenvolvimento da pesquisa, podemos perceber a relação do território com o núcleo de teatro e do teatro com a vida das pessoas que compõe o grupo.
Discente: Raphael Rodrigues Pompeu
A presente pesquisa investiga as possibilidades do Role-Playing-Game (RPG), (Rodrigues; Costa, 2016), metodologia ativa de gamificação (Alves; Minho; Diniz, 2014) para se pensar uma educação para as relações étnico-raciais por meio do ensino do teatro. Para se tensionar a branquitude e o racismo, utilizou-se como fundamentação teórica as leis de número 10.639 e 11.645 e conceitos como Antirracismo (Ribeiro, 2019 e Silva Junior e Almeida, 2020), Decolonialidade (Santos, 2022) e Branquitude (Bento, 2022; Schucman, 2012 e Borges, 2020). Com a proposta de realizar um resgate histórico e a valorização da cultura africana e indígena brasileira,utilizou-se de jogos teatrais e brincadeiras populares como missões de uma trama de RPG que foi situada no território de Pindorama. A turma assumiu papeis e ,a partir de suas escolhas frente aos desafios propostos pelos exercícios, questões como racismo, branquitude, seus privilégios e vantagens sociais, foram discutidas. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de teatro com meninas de classe média. Ao final do projeto, pode-se perceber o quanto a branquitude se fortalece na manutenção de seus privilégios e o quão difícil é se pensar em abrir mão dos mesmos em prol de terceiros. Mesmo que a consequência seja a existência do racismo em nossa sociedade.