2026
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, oferecido pelo Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UNIRIO informa e abertura do edital de ingresso no Curso de Mestrado.
Atenção! As informações do processo seletivo serão unicamente publicadas nesta página nas datas previstas no edital ao longo do dia (0h01 a 23h59). Dúvidas, esclarecimentos e afins devem ser encaminhadas por escrita conforme prevê o edital EXCLUSIVAMENTE para o email ppgd.secretaria@unirio.br . A inscrição ocorre através do preenchimento do formulário abaixo conforme item 2.1 edital. O prazo de resposta é de 5 (cinco) a 10 (dez) dias úteis nos termos da normativa do PPGD.
Acompanhe aqui as etapas:
Abertura do processo seletivo e período de inscrições
Edital de seleção de ingresso discente de 2026
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "O Anexo 3 publicado originariamente no edital encontra-se com a bibliografia desatualizada e incompleta. Ela será substituída sendo informado aqui nesta página."
Edital de seleção de ingresso discente de 2026 (com errata: substituição do ANEXO 3 - bibliografia)
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "Em atendimento ao princípio da realidade na Administração Pública, não será admitida a utilização de ferramentas de inteligência artificial para auxílio/envio de informações, documentos e fotos apresentados durante o processo seletivo."
Formulário de inscrição no processo seletivo: https://forms.gle/GJ73ynxXjkkATrE96
Primeira etapa: Homologação das inscrições
Resultado da homologação das inscrições
Resultado da homologação das inscrições após recursos (final)
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A prova de compreensão de língua estrangeira ocorrerá em sala a ser informada aqui no site do CCJP/UNIRIO. O candidato deve trazer caneta e seu material de consulta. A prova de compreensão de língua estrangeira pode ser realizada com auxílio de dicionário físico enquanto obra publicada. Não será admitido uso de material próprio de consulta ou material por meio eletrônico ou digital, inclusive, sendo vedada a manutenção consigo durante a prova de qualquer equipamento eletrônico ou digital."
Segunda etapa: Prova de compreensão de língua estrangeira
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A abertura do envelope com a entrega das provas escritas à Comissão de Seleção e Matrícula e a entrega da lista de presença ao Secretariado do Certame ocorrerá em sessão pública em data a ser definida aqui. A identificação ocorrerá quando finda as correções da prova. A presença não é obrigatória e o resultado será divulgado no site"
Resultado da prova de compreensão de língua estrangeira
Resultado da prova de compreensão de língua estrangeira após recursos (final)
Terceira etapa: Prova escrita
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "No dia da prova serão sorteados 3 textos da bibliografia prevista no edital onde o candidato deverá escolher 2 textos para dissertar sobre eles. Não haverá consulta aos textos ou qualquer material físico, bem como, é vedada a manutenção consigo durante a prova de qualquer equipamento eletrônico ou digital."
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A prova escrita ocorrerá conforme edital em sala do CCJP a ser informada aqui"
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A abertura do envelope com a identificação das provas a partir da lista de presença ao Secretariado do Certame ocorrerá em sessão pública no CCJP em sala, dia e horário a ser informado. A presença não é obrigatória e o resultado será divulgado no site"
Resultado da prova escrita
Resultado da prova escrita após os recursos
Quarta etapa: Análise dos pré-projetos
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A análise dos pré-projetos de pesquisa é atividade interna da Comissão de seleção e matrícula e, portanto, não é realizada com a presença dos candidatos, em especial, porque eles estão desidentificados."
Resultado da análise dos pré-projetos
Resultado da análise dos pré-projetos após os recursos
Quinta etapa: Prova oral
Cronograma da Prova Oral
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: "A prova oral ocorrerá em sala a ser definida no CCJP aqui"
Resultado da Prova Oral
Resultado da Prova Oral após os recursos (final)
Heteroidentificação
Resultado final da heteroidentificação (pela Comissão de Heteroidentificação da UNIRIO)
Aprovação e Classificação Final
Resultado final
Resultado final após os recursos
Matrícula
Nota simples da Comissão de seleção e matrícula: Orientações sobre a matrícula: As matrículas serão realizadas de forma presencial conforme data do calendário sendo seguida por uma Conferência de Recepção de participação obrigatória para os novos mestrandos com explicação do funcionamento do curso. Favor comparecer munido com TODOS os documentos ORIGINAIS previstos no edital e suas respectivas CÓPIAS.
Distribuição dos candidatos por orientador (Apenas segundo semestre de 2026)