código do Google analytics UNIRIO participa de fórum latino-americano sobre política de alimentação urbana — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO participa de fórum latino-americano sobre política de alimentação urbana

UNIRIO participa de fórum latino-americano sobre política de alimentação urbana

por Comso publicado 31/05/2019 16h18, última modificação 31/05/2019 16h18

Terminou nesta sexta-feira, 31 de maio, o 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana (MUFPP-LA), que aconteceu no Rio de Janeiro. O evento debateu políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, que envolvam questões como diversidade, respeito à natureza e minimização do desperdício.

A diretora da Escola de Nutrição, Giane Moliari, representou a UNIRIO na mesa de abertura do evento, realizada na última quarta-feira (29). Na ocasião, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, destacou, em mensagem em vídeo, que ambientes rurais e urbanos devem se relacionar de forma engajada para atingir os objetivos globais de garantir segurança alimentar e nutrição para todos, assim como combater as mudanças climáticas.

No evento, a professora Giane atuou como facilitadora no workshop “Como se estrutura a Aliança MUFPP-LA? Governança/ abordagem/ organização”. Além disso, a professora Alessandra Pereira, também da Escola de Nutrição, participou do grupo de trabalho que constituiu a programação do evento. Durante os três dias, foram realizadas palestras, mesas-redondas e workshops que discutiram temas como “Alimentação e identidade”, “Território e sustentabilidade” e “Realizações e desafios dos sistemas de alimentação urbana da América Latina”.

Ao final do evento, as autoridades participantes assinaram a Declaração do Rio, um documento com compromissos gerais para uma aliança latino-americana das cidades signatárias do Pacto de Milão.

(Com informações do Portal das Nações Unidas Brasil)

Encontro FAO abertura
Professora Giane Molinari (à dir.), na abertura do evento (Foto: Portal da FAO)




Capes CNPQ Imagem Rede Unirio