Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / PratiCanto 1.0: laboratório de voz, fala e canto - estudos de entoação e de descrições articulatórias e acústicas do ator/cantor

PratiCanto 1.0: laboratório de voz, fala e canto - estudos de entoação e de descrições articulatórias e acústicas do ator/cantor

Coordenador: Prof. Dr. Domingos Sávio Ferreira de Oliveira
Departamento de Interpretação 

 

 

Introdução 

O software PratiCanto (PratiCanto 1.0) é resultado de pesquisa/estudo desenvolvido no campo da Acústica da Voz, da Fala e da Comunicação/Artes, reunindo três diferentes áreas: Fonoaudiologia, Inteligência Artificial (Engenharia) e Artes (Canto e Voz Profissional/Atuação Cênica). É um programa em aprimoramento e sob a coordenação do autor deste projeto, Professor Domingos Sávio. Está previsto para o ano de 2017, a nova versão do Programa: PratiCanto 2.0

O PratiCanto é uma plataforma que auxilia a melhora da qualidade de produção vocal (canto e fala) com várias ferramentas para prática de voz (canto e fala) guiada e livre e análise detalhada do som produzido. Do mesmo modo, é um recurso eficaz para a pesquisa em voz profissional, fornecendo material para vivências/pesquisas sonoras em sala de aula. A seguir, uma breve explanação das quatro ferramentas do software: treinador vocal, identificação de extensão, analisador vocal e criador/editor de melodias/exercícios. 

A ferramenta Treinador Vocal permite carregar uma partitura e verificar se a sequência de notas produzidas é a desejada. O programa adquire a nota inicial pelo microfone: (adquirir) Em 

seguida, a opção Canto Livre grava o canto e compara com as notas desejadas. (canto livre - comparação das referências). O PratiCanto registra o canto e compara com a música! Também é possível transcrever o canto livre em partitura e criar as próprias melodias. 

A ferramenta Identificação de Extensão permite identificar quais notas musicais o usuário consegue alcançar. Em conjunto com outros fatores, essa informação determina a zona de conforto individual para canto. O microfone é usado para adquirir uma nota confortável para início do teste. No teste, o programa aumenta e diminui automaticamente o tom da melodia para verificar o alcance do cantor. Ao final do teste, a extensão alcançada é comparada com referências de extensão vocal, que servem de subsídio para classificação da voz. 

A ferramenta Analisador Vocal é destinada à análise detalhada da voz. Ela permite visualizar em tempo real o formato de onda e o espectro do som produzido. Com essas informações, o especialista em voz pode observar em tempo real o efeito de exercícios na produção de som, como quantidade de harmônicos e qualidade da voz. É possível anotar trechos, comparar gravações (abrir comparação), reproduzir simultaneamente trechos de interesse e fazer várias análises úteis para preparação vocal. Todas as melodias gravadas no módulo de Prática podem ser revisadas no Analisador. As ferramentas do PratiCanto são integradas. 

A ferramenta Criador/Editor de Melodias/Exercícios permite criar melodias e exercícios com base na fisiologia e com base nas exigências da atuação cênica para, depois, usá-los nas ferramentas treinador vocal e identificação de extensão vocal. É possível, ainda, usar outros editores de partitura ( Encore, Finale, MuseScore) para criar melodias de várias vozes em formato MIDI e carregá-las para treinamento. E são essas três ferramentas que serão também utilizadas no âmbito da disciplina Voz e Movimento I, obrigatória do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Atuação Cênica. 

 

Objetivos 

Aprender exercícios vocais e melodias aplicadas ao ensino de voz no teatro, por meio de ferramentas computacionais ( plataformas simples) interativas. 

Aplicar recursos técnicos inovadores no estudo da voz do ator. 

Contribuir para o aprimoramento da voz falada e cantada, a partir de exercícios melódicos criados de acordo com a demanda/necessidade dos alunos. 

Introduzir conteúdos da fisiologia do exercício, utilizando-se das ferramentas que constituem o Programa Praticanto 1.0

Enriquecer a prática da relação vozcorpo e espacialidade, vivenciando os exercícios e as melodias criadas no PratiCanto 1.0.

Trabalhar os conteúdos de voz e canto, a partir das descobertas (experimentações físicas) proporcionadas pela prática com o Praticanto 1.0

Vivenciar paisagens sonoras e polifônicas e recriá-las com o auxílio do PratiCanto 1.0 – pesquisa em voz profissional. 

 

Justificativa 

O software Praticanto 1.0 é coordenado pelo Professor Domingos Sávio Ferreira de Oliveira e desenvolvido pelo Engenheiro Sp Douglas Coimbra de Andrade. É um empreendimento que envolve estudo e pesquisa em Acústica da Fonação (Voz, Fala e Comunicação) integrando, atualmente, conteúdos ministrados pelo Professor Domingos Sávio na graduação e no PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas). No PPGAC, a partir do primeiro semestre de 2017. 

A partir de melodias e exercícios criados ( ferramenta criador/editor de melodias...) com base nas necessidades vocais (voz profissional) dos alunos inscritos na primeira disciplina de voz do curso de Atuação Cênica (Voz e Movimento I), o professor e os bolsistas os ensinarão aos discentes, a fim de que sejam explorados/vivenciados na relação vozcorpo e espacialidade. Além de funcionarem como coadjuvantes na prática do aquecimento vocalcorporal, propiciarão uma compreensão das potencialidades e limites vocais (output vocal) no processo de construção vocal (canto e fala) dos personagens e das criações coletivas. 

O PratiCanto é também utilizado como coadjuvante nas práticas vocais constituintes do programa da disciplina mencionada como, por exemplo, canto harmônico, paisagem sonora e ressonância

 

Plano de Atividades 

Apresentar o Programa PratiCanto 1.0 aos bolsistas, revelando a importância para as vivências em voz profissional. Em seguida, treiná-los a fim de capacitá-los para a utilização nas atividades de monitoria da disciplina Voz e Movimento I. Inicialmente, utilizar-se-ão as ferramentas mencionadas anteriormente, com o objetivo de familiarizar os discentes com os recursos interativos do Praticanto 1.0. Em seguida, criar e editar exercícios e melodias com base na fisiologia da fonação, e vivenciá-los. No final do curso, será disponibilizada aos alunos uma apostila com os exercícios e melodias criadas e realizadas por toda a turma. Uma das metas é a aprendizagem da “teoria”, por intermédio da prática, da relação vozcorpo e espacialidade. A apostila poderá ser publicada, considerando os resultados alcançados. Os bolsistas apresentarão relatórios das atividades desenvolvidas com o software, no transcurso do semestre.