Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Bolsas e auxílios

Bolsas e auxílios

Bolsas e auxílios administrados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA) - destinada prioritariamente aos estudantes de primeira graduação, apenas presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como tem por objetivo precípuo possibilitar aos discentes o desenvolvimento de seus estudos, tendo como pressuposto a igualdade de oportunidades, com vistas à sua qualificação acadêmica.

Auxílio Moradia (AM) - destinado prioritariamente aos estudantes de primeira graduação, apenas presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e tem como principal objetivo viabilizar a sua permanência na Universidade, tendo como pressuposto a igualdade de oportunidades, com vistas à sua qualificação acadêmica. O pagamento do benefício fica condicionado aos repasses orçamentários do Governo Federal ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regido pelo Decreto n.º 7.234/2010.

Auxílio Alimentação (AA) - destinado aos estudantes prioritariamente de primeira graduação, apenas presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como tem por objetivo precípuo possibilitar aos discentes o desenvolvimento de seus estudos, tendo como pressuposto a igualdade de oportunidades, com vistas à sua qualificação acadêmica. O pagamento do benefício fica condicionado aos repasses orçamentários do Governo Federal ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regido pelo Decreto n.º 7.234/2010.

Programa de Bolsa Permanência (PBP) - é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

 

Programas administrados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) 

Programa de Acompanhamento de Discente de Graduação (PRADIG) - a bolsa PRADIG é destinada a fomentar a implantação de conhecimentos adquiridos pelo discente, no decorrer de seu curso de graduação na UNIRIO e tem como objetivos principais: aperfeiçoar a formação do discente através de vivência em ambiente próximo à realidade do trabalho a ser desenvolvido após a sua formação; capacitar o discente em atividades pertinentes à sua área de formação; desenvolver método de internalização de atividades relacionadas à graduação.

Programa de Desenvolvimento Acadêmico (Bolsa Estágio) - tem o objetivo de implementar estágios não obrigatórios nos setores acadêmicos e administrativos da Universidade, tanto para estudantes do ensino médio, quanto para estudantes do ensino superior, favorecendo o exercício das atividades específicas de suas futuras profissões.

Monitoria - é um instrumento pedagógico que se desenvolve por meio de projetos de ensino de graduação. É entendido como instrumento para melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem à articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, possibilitando a aprendizagem mais aprofundada do conteúdo da disciplina, assim como, uma forma de aprendizagem da função docente.

Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID) - é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica. O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira.

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) - oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

 

Bolsas administradas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC)

Bolsa de extensão - amplia o espaço de atuação do estudante, a partir de ações integradas com o ensino e a pesquisa; estimula o pensamento crítico, mediante o confronto da prática com os referenciais teóricos; contribui para a formação de profissionais com espírito crítico, reflexivo e cidadão.

Bolsa de Iniciação Artística e Cultural - desperta a criatividade discente, por meio da participação em projetos de cunho cultural, de caráter interdisciplinar, interdepartamental e contínuo.