Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Noticias e Eventos / Nota de pesar: falecimento da ex-professora Marie Louise Nery

Nota de pesar: falecimento da ex-professora Marie Louise Nery

É com tristeza que comunicamos o falecimento da querida ex-professora Marie Louise Nery, artista plástica, cenógrafa, figurinista e aderecista.

Marie Louise nasceu em 31 de maio de 1924 em Berna, na Suíça. Ao chegar ao Brasil, em 1957, começou a participar ativamente da vida artística e cultural do Rio de Janeiro. Foi casada com o cenógrafo e aderecista pernambucano Dirceu da Câmara Nery, com quem formou uma dupla de reconhecido talento. Juntos, criaram cenários, figurinos e adereços para diversas peças infantis de autoria de Maria Clara Machado, encenadas pelo grupo O Tablado. Em 1959, o casal foi convidado pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro para criar o enredo sobre Jean Baptiste Debret, dando início a uma das primeiras revoluções estéticas do carnaval carioca. Marie Louise foi a primeira mulher a criar fantasias para escolas de samba, o que fez entre 1959 e 1968, desenhando também para a Portela. Em 2003, foi homenageada, desfilando em carro alegórico, quando o Salgueiro trouxe para a avenida seus 50 anos de história.

Como cenógrafa e figurinista, assinou diversas peças teatrais, ópera e balé. Para a televisão, confeccionou cerca de 150 bonecos para o Sítio do Pica-pau Amarelo, da Rede Globo. No cinema, atuou como figurinista da Fox Filmes do Brasil e da Europa.

Em 1964, ingressou como professora no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da UNIRIO, onde lecionou Artes Plásticas e Indumentária, e também da Escola de Belas Artes da UFRJ. Lecionou ainda em cursos de especialização e extensão na UFPE, UFPB e na UNIRIO.

Em 1962 e 1963, participou de exposições no Museu de Arte Moderna de Belo Horizonte com trabalhos de pintura e tapeçaria e, no ano de 1994, apresentou máscaras afro-brasileiras no Galpão das Artes do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ilustrou livros infantis de autores como Maria Clara Machado, Vinicius de Moraes, Lygia Bojunga Nunes, Manuel Bandeira e Cecília Meireles.

Recebeu prêmios de melhor figurinista pelo Círculo Independente de Críticos Teatrais, em 1961 e 1964, pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais, em 1961, e pela VII Bienal de Teatro em São Paulo (1963). Conquistou ainda os Prêmios Saci (1962) e Molière (1964).

Publicou o livro A Evolução da Indumentária: Subsídios para Criação de Figurino, importante referência para pesquisadores e estudantes de Teatro, bibliografia obrigatória do curso de Cenografia e Indumentária da UNIRIO.

Marie Louise Nery formou uma geração de importantes artistas no Teatro, Televisão, Cinema e Carnaval. Só nos resta agradecer por todos seus ensinamentos.

Fontes:

• NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004.