Estágio Docente
O Estágio de Docente (ED) é obrigatório para doutorandos bolsistas e facultativo para os demais pós-graduandos. O Estágio Docente é considerado uma das contrapartidas oferecidas pelo estudante bolsista, por isso, deve ser cumprido na UNIRIO, em turmas da Graduação ou Pós-Graduação. Doutorandos bolsistas devem cumprir 2 (dois) semestres de Estágio Docente.
O bolsista deve planejar, sob a supervisão do orientador, o melhor período e a forma como o ED será realizado. Considerando as práticas profissionais/estudantis dos bolsistas e a pesquisa em processo, as opções podem ser:
I oferecimento de uma disciplina na Graduação, sob a supervisão de algum professor do curso, que não precisa ser, necessariamente o orientador do bolsista;
II oferecimento de uma disciplina na Pós-Graduação, também sob a supervisão de algum professor do PPGM, de preferência da linha ao qual o discente está vinculado;
III orientação de trabalho de final de curso da Graduação (TTC), sob a supervisão de um professor do PPGM ou IVL;
IV acompanhamento de aulas de uma determinada disciplina (Graduação ou Pós-Graduação), desde que tal atividade seja recomendada pelo orientador.
O ED pode ser realizado em qualquer momento do curso. O bolsista, após a concordância do orientador, deve se inscrever na disciplina Estágio Docente (I ou II). Caso o ED tenha sido realizado sob a supervisão de outro docente que não seja o orientador, esse docente deverá emitir um parecer, com a nota indicada e enviá-lo ao orientador do discente, para que a nota seja lançada.Os alunos de Mestrado e os alunos não-bolsistas de Doutorado poderão optar – com autorização expressa do orientador e com aprovação do Colegiado do PPGM – por substituir 1 (uma) disciplina optativa (3 créditos) por 1 (um) semestre de Estágio Docente (que será computado com os mesmos 3 créditos). Tais créditos são conferidos após a apresentação, junto à secretaria de ensino do PPGM, do relatório final aprovado pelo orientador.