Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas / CRITÉRIOS PARA A REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS

CRITÉRIOS PARA A REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS ESTRANGEIROS

O PPGM-UNIRIO só reconhece diplomas estrangeiros da área de música para cuja obtenção o(a) candidato(a) tenha defendido uma dissertação/tese ou um texto acadêmico equivalente, que esteja de acordo com os requisitos estabelecidos no Regulamento do Programa.

O deferimento parcial da revalidação de diploma de MESTRADO ocorre no caso em que a Comissão de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros reconhece que o requerente teve uma formação válida e apresentou um trabalho de conclusão com uma proposta potencialmente relevante para a área de pesquisa escolhida, mas considera que o tipo de trabalho realizado não é condizente com o esperado de uma dissertação de mestrado acadêmico, que se caracteriza:

I. por ser o resultado de uma pesquisa aprofundada que demonstra domínio do tema escolhido.

II.  pela relevância do tema;

III.  pelo levantamento crítico da bibliografia pertinente;

IV.  pela organização sistematizada do conhecimento na área de Música.

O deferimento parcial da revalidação de diploma de DOUTORADO, ocorre nos casos em que Comissão de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros reconhece que o requerente teve uma formação válida e apresentou um trabalho de conclusão com uma proposta potencialmente relevante para a área de pesquisa escolhida, mas considera que o tipo de trabalho realizado não é condizente com o esperado de uma tese de doutorado acadêmico, que se caracteriza:

I.  por ser o resultado de uma pesquisa aprofundada que demonstra domínio do tema escolhido;

II.  pela relevância deste tema e ineditismo;

III.  pelo levantamento crítico da bibliografia pertinente;

IV.  pela organização sistematizada do conhecimento;

V.  pela a originalidade nas conclusões, que devem constituir uma contribuição ao conhecimento na área de Música.

Nos casos dispostos nos Artigos X e X, será exigida a reformulação do TCC, na qual o requerente deve apresentar à comissão um texto que inclui:

I. a articulação do objeto e objetivo da pesquisa

II.   a metodologia e a natureza da pesquisa (qualitativa, quantitativa, pesquisa artística, etc.);

III.  revisão bibliográfica pertinente e apropriada para a área e o nível do curso apresentando o diálogo com tais referências;

IV.  a apresentação dos vários aspectos da pesquisa que utiliza material de apoio (citações, exemplos musicais, transcrições, links para áudio/vídeo, etc);

V.  observações, conclusões e/ou reflexões finais.