Práxis das Cordas Populares: estudo e criação em prática de conjunto, performance solo e música de câmara para cordofones de cordas dedilhadas
Este projeto visa estudar e propor possibilidades de atuação de determinados instrumentos de cordas dedilhadas, que ocupam lugar de destaque no mosaico sonoro da música popular produzida principalmente no Brasil. Mesmo que em menor proporção, na medida do possível, serão abordados também outros países da América Latina, visando compreender determinadas relações socioculturais. Nota-se que instrumentos tais como violão, bandolim, cavaquinho, viola de 10 cordas, guitarra, contrabaixo, baixolão, bandola, chiple, três cubano, quatro venezuelano, charango, dentre outros, guardam especificidades timbrísticas e técnicas que, em grande medida, contribuem para a construção de sonoridades que são consideradas típicas e representativas em seus países e regiões de maior utilização dos mesmos. Ao mesmo tempo, todos são instrumentos de cordas pinçadas, tocados com os dedos ou palheta, que fazem parte de gêneros predominantemente tonais - embora alguns possuam traços modais, que estão profundamente conectados às culturas populares, sem deixar de interagir com segmentos artísticos mais intelectualizados da sociedade, circuitos midiáticos, espaços acadêmicos e salas de concerto. O principal objetivo deste projeto é estudar de forma prática e teórica as possibilidades técnicas dos instrumentos acima citados em três eixos principais de atuação: prática de conjunto – cordas dedilhadas inseridas em formações maiores e também em trios ou duos; performance solo – improvisações, peças originais ou arranjos feitos para instrumentos individuais; e música de câmara – arranjos predominantemente escritos, com as funções bem definidas para cada instrumento. Visando tanto o mapeamento e análise de práticas consolidas, quanto a proposição de formas de atuação não usuais, a parte criativa e experimental do estudo está fundamentada em preceitos da pesquisa artística – uma modalidade ainda relativamente incipiente no Brasil, que põe maior enfase no processo investigativo/criativo do que nos resultados obtidos, e possibilita a produção de conhecimento através do fazer artístico. Para tanto, além do levantamento, estudo prático, transcrição e análise do repertório disponível, a pesquisa visa a proposição de possibilidades técnicas não canônicas e procedimentos alternativos de performance através da criação e interpretação de novas composições e arranjos