Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / PRÁTICAS SONORAS CONTEMPORÂNEAS DE BORDA - FORMAS DE HABITAR O TEMPO NO SUL

PRÁTICAS SONORAS CONTEMPORÂNEAS DE BORDA - FORMAS DE HABITAR O TEMPO NO SUL

As práticas sonoras, a escuta no contexto da música experimental e da música eletroacústica são veículos através dos quais podemos afetar a percepção sensível do mundo e, fundamentalmente, subverter o conceito do que é música e a própria materialidade através da qual ela encontra seus caminhos expressivos. Murray Schafer recorda-nos que uma das funções importantes do som é abrir modos de percepção e representação alternativos daquilo que normalmente aceitamos como cotidiano (Schafer, 1994, pág. 238). Mas o que acontece com a música que está sendo feita hoje em Ibero-América? Isto é, a música criada e produzida ao nosso redor feita pelos nossos pares? Quem são os criadores e compositores que estão na nossa região? Que obras eles compõem? De que forma os cursos de música se vinculam com o repertório que está sendo feito na atualidade? O projeto surge da percepção que, dentro do repertório de formação acadêmica nas nossas universidades e conservatórios, praticamente não contamos com materiais bibliográficos que contemplem a produção de compositores e artistas da nossa região. De maneira geral, todos os referentes que conformam os programas de estúdio continuam a partilhar e disseminar narrativas afetadas pela centralidade de um discurso e a marginalidade de outro. Essa escolha supõe a reprodução de um conhecimento e o esquecimento de outro. O objetivo desta proposta é contribuir ao redesenhar o "mapa" - concebido como recorte simbólico - das práticas sonoras e experimentais - e suas derivas - no contexto da música Ibero-americana. Também, observar político-analiticamente, de que maneira os processos de escuta transformam a criação, seus suportes, as performances e suas performatividades. Através de entrevistas a compositoras e compositores ativos no panorama Ibero-americano, abordaremos questões vinculadas à formação, criação de obra, prática, repertório e processos analíticos. Como resultado final, realizaremos um e-book disponível em Creative Commons.