Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / Música e educação escolar: refletindo desde os lugares de criação de memória

Música e educação escolar: refletindo desde os lugares de criação de memória

Quais as possibilidades de integração da música ao espaço escolar desde a instauração de lugares de criação musical, como criação de memória no ambiente de escolarização? O presente projeto de pesquisa busca observar, criticar, refletir desde os lugares de integração entre música e educação escolar, propondo ações investigativas e de formação a partir de estudos de caso junto aos espaços escolares e projetos socias que atendem público em processo de escolarização na Educação Básica da Rede Pública Municipal e Estadual do Rio de Janeiro. Buscamos refletir desde a observação, coleta de dados e ações de capacitação propostas para a integração entre a cultura escolar e a cultura musical, artística e humanística, que já está presente de modo oculto, funcionalizado e mediado pelo currículo predominantemente conteudístico (FREIRE). Numa perspectiva de interação e reflexão entre o dentro e fora da escola e os agenciamentos de saberes produzidos social e historicamente não institucionalizados somente (ILLICH), propomos pensar junto com as ações de potencialização das atividades disciplinares e não disciplinares presentes no ambiente educacional, envolvendo a participação de organizações, centros de formação (cursos superiores e cursos técnicos de música), projetos sociais e culturais, associações de arte, cultura e música e demais possibilidades de interação da sociedade civil envolvida em processos de criação da cultura musical na Cidade do Rio de Janeiro. É junto a este lugar que a pesquisa pode ser considerada como uma reflexão desde a origem, rasurando a dicotomia teoria e prática e trazendo para o diálogo saberes e fazeres não escolarizados e escolarizados (HEIDEGGER; GADAMER; JARDIM). Pensar as possibilidades de fortalecimento do ambiente escolar da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro, contribuindo para a manutenção de um espaço de experienciação com atividades musicais e assumindo a música como conhecimento essencial para o processo de formação e desenvolvimento integral dos alunos.