Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS E ARTÍSTICOS PARA A ABORDAGEM DE OBJETOS DE ENSINO DE MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS E ARTÍSTICOS PARA A ABORDAGEM DE OBJETOS DE ENSINO DE MÚSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Este projeto investiga possibilidades de articulação entre debates teóricos recentes a respeito de elementos estruturais e cognitivos da música e a produção de teorias de ensino e aprendizagem. Sua finalidade é desenvolver um modelo de fundamentação teórico-prática para a abordagem de objetos de ensino de música na formação de professores. A necessidade da realização desta pesquisa se deve à problemática identificada referente ao uso inconsistente de teorias musicais na produção de planejamentos e materiais didáticos para o ensino e aprendizagem em música em diferentes níveis e contextos. Através de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, o projeto realiza inicialmente um índice de estudos teóricos, e a partir disso, se dedica ao levantamento descritivo de currículos e programas de ensino, considerando a análise de bibliografia e textos didáticos e a avaliação de estratégias de ensino e aprendizagem em atividades acadêmicas. Dessa forma, espera-se conferir um tratamento à questão de como interpretar objetos de ensino de música com base em fundamentos teóricos e práticos representativos do atual estado da arte na pesquisa em música. O referencial teórico é formado principalmente por autores que investigam questões estruturais e cognitivas da música, tendo em vista o pouco alcance das revisões de modelos teóricos tradicionais em estudos de educação musical. Entendemos que uma das contribuições desta pesquisa será oferecer bases, tanto artísticas quanto científicas, à pesquisa acadêmica em educação musical e à produção de planejamentos didáticos para o ensino básico e para a formação de professores.