Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / "Audio Vox: Catalogação e Guia de Escuta de obras do gênero eletroacústica mista pata voz e eletrônica de compositores brasileiros no período de 1988 a 2018"

Audio Vox trata-se de um projeto de pesquisa que pretende catalogar e investigar a produção do gênero eletroacústica mista para voz e eletrônica na Música Brasileira nos últimos trinta anos (1988-2018). Busca identificar a estética sonoro-musical dos compositores através da análise de suas peças −a partir da elaboração de um guia de escuta−, mapeando os elementos que servirão de apoio para traçar o perfil do estilo de cada um dos compositores, tendo particular enfoque no tratamento da voz solista. A pesquisa resultará num Catálogo das Obras e um Guia de Escuta das mesmas como produto final. O Guia de Escuta estará incluído no catálogo contendo a análise dessas tendências estéticas as quais vinculam-se as obras catalogadas.Busca-se também ampliar o entendimento do conceito de música eletrovocal (Bosma;Young; Mendes) e avançar sobre a discussão de propostas de uma nova escuta (Schaeffer; Horvath; Causton; Wishart; Oliveira; El Haouli; Ruviaro & Segnini),voltada para as novas estéticas propostas pela experimentação do gênero música eletroacústica mista.Vislumbra-se também a possibilidade de incentivar, efetivamente, mais compositores a realizarem obras do gênero, dado à facilidade de acesso a home estúdios e estúdios de gravação nas universidades, estimulando a colaboração de compositores e intérpretes no usufruto do constante desenvolvimento tecnológico de equipamentos. O estímulo à utilização das novas tecnologias de captação de áudio, o uso de sensores e pedais, e ferramentas como o loop (tecnologia da loop station), por exemplo, promovem a aproximação de estudantes de composição e de música (cantores e instrumentistas) com novas possibilidades de produção musical, inseridas num novo e amplo mercado de trabalho, aberto à interação de linguagens.

Site: https://catalogoaudiovox.com.br/