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Análise Groovêmica de Músicas Brasileiras de Expressão Audiotátil: Construção de uma Base de Dados

O presente projeto visa a construção de uma base de dados em torno das músicas brasileiras cujos processos de produção e recepção são conexos às etiquetas “músicas atuais”, “músicas populares”, “música urbana”, “jazz”, “música improvisada”, etc. O projeto fundamenta-se na perspectiva taxonômica da Teoria das músicas audiotáteis, para a análise de problemas musicológicos associados a processos formativos (produção e recepção) de natureza groovêmica, improvisativa, extemporânea e interacional, em perspectiva inter e transcultural, onde o registro fonográfico configura-se como estatuto textual da obra musical. No plano geral, buscamos a identificação das implicações antropológicas, estéticas e cognitivas induzidas pelas específicas mediações culturais e tecnológicas de tais processos. Especificamente, pretende-se analisar fonogramas produzidos no Brasil identificando as variações macro e micro groovêmicas nas performances registradas para ulterior análise comparativa em perspectiva diacrônica e sincrônica de artistas e grupos de música brasileira. O processo de análise prevê a utilização de recursos computacionais, transcrição musical, além de aportes teóricos e metodológicos da musicologia (história, teoria e análise musical), etnomusicologia, música popular e os Cultural Studies, articulados com os campos da filosofia, das ciências sociais e ciências cognitivas, da mediologia, e da antropologia.