Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Páginas dos Projetos / LiberSound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas.

LiberSound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas.

Liber|Sound é um projeto que propõe a libertação da herança musical encerrada em suportes obsoletos de registo de som (discos de 78 rpm e fitas magnéticas, cassetes) com o objetivo de facilitar a reativação da memória a partir de processos inovadores de arquivamento. Centra-se em exemplos de micro-expressões de música popular gravada e difundida pela indústria fonográfica durante a primeira metade do século XX em Portugal, Moçambique, Brasil e India (Goa), espaços que partilham entre si histórias políticas e línguas comuns com reflexos evidentes em trânsitos e experiências musicais. O enfoque do projeto incide sobre arquivos sonoros que revelem:
  • trânsitos entre práticas musicais e intérpretes em espaços lusófonos;
  • espaços sonoros compartilhados que deram lugar a expressões musicais autónomas;
  • expressões de resistência a ações de dominação estabelecidas entre Portugal e as suas antigas colónias.
Os estudos sobre a música e o fenômeno do colonialismo têm sido abordados, a partir de duas perspectivas: a da história, identificando e mapeando a circulação de estruturas musicais em busca da presença portuguesa no mundo, e a da etnomusicologia mais interessada nos estudos de práticas contemporâneas resilientes, que se mantêm na oralidade em territórios pós-coloniais e suas diásporas. No entanto, pouca atenção foi ainda dada aos primeiros registros fonográficos guardados em discos comerciais do início do século XX (1900 – c.1960) ou outros suportes de registo de som, entretanto descontinuados, onde está encerrada uma história individual, coletiva e performativa que é importante recuperar.
Por sua vez, os estudos sobre indústria fonográfica em países lusófonos, para além de frequentemente ignorarem a perspetiva pós-colonial, baseiam-se em geral em premissas nacionalistas, com ênfase na circulação de géneros musicais entendidos como símbolos de nacionalidade, bem como nas transformações sociais verificadas pelo advento da fonografia no âmbito de cada “estado-nação”. Estudos que privilegiem o papel das indústrias fonográficas na consolidação de sistemas musicais transatlânticos e na criação de complexas dinâmicas de memória sonora compartilhadas entre Península Ibérica, África, Ásia e América do Sul ainda são escassos.
projeto Liber|sound desenha-se, portanto, como resposta a este duplo hiato no que diz respeito à abordagem conceptual e teórica, mas com efetivas ambições de caráter prático. Metodologicamente o projeto baseia-se nas práticas de investigação partilhada e está organizado em três fases. A primeira procura identificar, catalogar e digitalizar exemplos de música gravada que se encontram em acervos públicos e privados e que se enquadrem no enfoque do projeto. A segunda pressupõe a análise crítica do repertório numa perspetiva transcontinental e descolonizadora, partilhada com investigadores dos diferentes contextos em análise. A terceira procura reativar a memória da herança musical “libertada”, promovendo a reinterpretação de repertório selecionado, a construção de uma enciclopédia biográfica online de músicos e de músicas, e a organização de um programa de rádio de divulgação internacional/transcontinental dedicado às fontes digitalizadas e suas reinterpretações

 

 

LiberSound: Innovative archival practicies toward sound memory liberation. Recorded music, transcontinental experience, connected communities. 
Liber|Sound project proposes the liberation of musical inheritance contained in obsolete media (78 rpm discs and magnetic tapes) with the aim of facilitating the reactivation of memory and based on innovative processes of archiving. It focuses on examples of popular music micro-expressions, recorded and disseminated during the first half of the20th century by recording industry in Portugal, Mozambique, Brazil and India (Goa) - territories that share political histories and common languages with evident echoes on musical transits and experiences. Liber|Sound is focused on particular sound archives revealing: 
  • transits between sound practices and musicians in Portuguese-speaking communities [henceforth PSC];
  • shared sound spaces which gave rise to autonomous music expressions;
  • examples of resistance to actions of colonial domination between Portugal and its former colonies.
Scholarship addressing music and colonialism have been focused  in two main perspectives: the one from historical musicology by identifying and mapping the circulation of musical structures in search of the Portuguese presence in the world and the ethnomusicological one, more interested in the analyses of contemporary resilient practices, which remain in orality in postcolonial territories and their diasporas. However, far too little attention has been given to the earliest recordings -safeguarded on commercial discs of the early twentieth century (1900 - c.1960) - where individual, collective and performative histories are waiting to be recovered.
In addition, phonographic industry studies in the context of PSC frequently ignore post-colonial perspectives and are generally based on nationalistic premises, with emphasis on two aspects:  the circulation of musical genres addressed as national symbols; the social and economic transformations carried out by the advent of phonography within the context of each "nation-state". However, few authors have been able to draw on any systematic research into the role of phonographic industries in the consolidation of transatlantic musical systems or on its role in the construction of shared musical memories between Iberian Peninsula, Africa, Asia and South America.
Liber|Sound seeks to fulfill these lacks both in theorical approaches and by promoting practical actions in order to rescue and reactivate sounds and voices that were paradoxically silenced by technological development.
The project methodology is based on shared research practices and it is organized in 3 phases. The first seeks to identify, classify and digitize examples of recorded music that are stored in public and private collections. The second presupposes a critical analysis of the repertoire, in a transcontinental and decolonizing perspective, shared with researchers from different contexts under analysis. The third seeks to reactivate the memory of the "liberated" musical heritage, promoting the reinterpretation of the selected repertoire, the construction of an online biographical encyclopaedia of music and musicians, and the organization of an international / transcontinental radio program dedicated to digitized sources and their reinterpretations.