PROPRIEDADE DE POTENCIAÇÃO - JOGANDO E APRENDENDO
Objetivos – explorar as propriedades de potenciação de forma lúdica a partir de jogo com cartões de perguntas e respostas
Recursos didáticos – material concreto –cartões com cada pergunta e 3 respostas para cada pergunta, todos em braile, quadro magnético, imãs numéricos
Metodologia – aula expositiva com aplicação de metodologia ativa do tipo estudo de caso. A descrição está detalhada a seguir:
Esta é uma atividade construída para trabalhar com alunos cegos e de baixa visão, mas, facilmente adaptável a qualquer aluno.
Etapa 1
Dividir a turma em equipes de no máximo 4 alunos
Etapa 2
Distribuir para cada equipe um cartão pergunta (mantendo a divisão de perguntas com níveis de dificuldade similar). Estabelecer um tempo para a resolução, sugestão 5 minutos. Ao indicar que já tem a resposta, é entregue para a equipe 3 cartões respostas. A equipe deve indicar qual resposta é a correta.
OBS - a pontuação para equipe pode ser estabelecida considerando tempo de resolução e resposta correta
Aos alunos de baixa visão, se substitui o cartão pergunta e respostas por quadro magnéticos com as questões escritas com imâ magnético de números
Para os alunos sem deficiência, sugere-se uma competição direta, devendo a equipe vir a um local estabelecido na sala de aula, para indicar a resposta correta. Ganha o ponto a equipe que primeiro apresentar o cartão resposta correto, podendo apenas fazer uma opção dos 3 cartões disponíveis.
Nas figuras a seguir estão apresentados os materiais produzidos e utilizados para a atividade e , ainda, a lista com as questões e gabaritos.