INTRODUÇÃO A GEOMETRIA ESPACIAL E RELAÇÃO DE EULER
Habilidades – EM13MAT309 (Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais e de volumes de prismas, pirâmides e corpos redondos em situações reais (como o cálculo do gasto de material para revestimento ou pinturas de objetos cujos formatos sejam composições dos sólidos estudados), com ou sem apoio de tecnologias digitais). EM13MAT315 (Investigar e registrar, por meio de um fluxograma, quando possível, um algoritmo que resolve um problema).
Recursos didáticos – material concreto – diferentes tipos triângulos em MDF (tangram) ou impressão 3D (identificação similaridades lados e ângulos) e sólidos geométricos regulares. Fita adesiva.
Etapa 1
Cada aluno receberá um kit com triângulos visando a revisão dos conceitos associados aos tipos de triângulo, protótipo 3D disponível site (figura 1).
Figura 1 - Triângulos (isósceles, escaleno, equilátero; acutângulo, obtusângulo, retângulo)
Será feita a identificação dos tipos de triângulos quanto as medidas e ângulos.
Etapa 2
O aluno receberá o desafio de estabelecer a formação de uma "figura fechada" com uso dos 4 triângulos de cada tipo. A proposta visa a percepção pelo aluno da impossibilidade da formação da "figura fechada", não permitindo nenhuma margem externa (figura 2)
Figura 2 - "Figura fechada" construída com o kit de triângulos da figura 1
É dado ao aluno 4 triângulos iguais dos diferentes tipos e o desafio é a montagem de uma figura fechada para cada tipo de triângulo (figura 3)
Figura 3 - "Figura fechada" construída com 4 triângulos de cada tipo
Na sequencia, o desafio será formar um quadrado com 2 triângulos iguais (figura 4)
Figura 4 - Formação de quadriláteros com 2 triângulos iguais
Espera-se:
a) que o aluno perceba e relembre que o quadrado somente é formado com triângulo equilátero, com os demais forma-se quadrilátero, mas não quadrado
b) que o aluno perceba que apenas consegue formar uma figura quando utiliza os tipos equilátero e isósceles
Nesta etapa se define poliedro (figura geométrica de três dimensões, formada por polígonos) regular (polígonos congruentes) e irregular (nem todos os polígonos são congruentes)
Etapa 3
É apresentado ao aluno o tetraedro regular (sólido geométrico em acrílico), figura 5 visando que o mesmo perceba que a figura que construiu na etapa 2, se denomina tetraedro. Explora-se, a partir do polígono (triangulo equilátero) a identificação dos vértices, faces e arestas, definindo-os e quantificando.
Figura 5 - Tetraedro ( 4 faces triangulares, 4 vértices e 6 arestas)
Etapa 4
É dado ao aluno 6 quadrados iguais e o desafio de construir uma "figura fechada" com os mesmos (figura 6)
Espera-se a construção de um cubo. É dado ao aluno o hexaedro (figura 6).
Explora-se, a partir do polígono (quadrado) a identificação dos vértices, faces e arestas, quantificando.
Figura 6 - Construção hexaedro (6 faces quadrangulares, 8 vértices e 12 arestas)
Etapa 5
É dado ao aluno o octaedro (figura 7). Pede-se para que sejam identificados os polígonos no sólido.
Explora-se, a partir dos polígonos (quadrado e triângulo equilátero) a identificação dos vértices, faces e arestas, quantificando, e a percepção da relação octaedro com tetraedro.
Figura 7 - octaedro (8 faces triangulares, 6 vértices e 12 arestas)
Etapa 6
É dado ao aluno o dodecaedro (figura 8). Pede-se para que seja identificado o polígono no sólido.
Explora-se, a partir do polígono a identificação e quantificação das faces e estima-se quantitativo arestas, e vértices.
Figura 8 - Dodecaedro (12 faces pentagonais, 20 vértices e 30 arestas)
Etapa 7
É dado o desafio ao aluno para que o mesmo perceba se há algum padrão nas relações entre face, arestas e vértices.
Tabela 1 - Faces, arestas e vértices de sólidos geométricos
|
Faces (F) |
Arestas (A) |
Vértices (V) |
Tetraedro regular |
4 |
6 |
4 |
Hexaedro regular |
6 |
12 |
8 |
Octaedro regular |
8 |
12 |
6 |
Dodecaedro regular |
12 |
30 |
20 |
Relação de Euler – V + F = A + 2
Etapa 8
Após definir a relação de Euler, apresentar o icosaedro (figura 9), pedindo para que se identifique o polígono e quantifique os vértices e as faces e, aplicando a relação de Euler, defina o quantitativo de arestas.
Figura 9 - Icosaedro ( 20 faces triangulares, 12 vértices e 30 arestas)
Etapa 9
É apesentado ao aluno um sólido irregular e não convexo (figura 10). Define-se poliedro convexo (quando um segmento de reta que liga quaisquer dois de seus pontos está inteiramente contido nele). e poliedro não convexo (côncavo).
Figura 10 - Poliedro côncavo
A aula é finalizada incentivando os alunos a pesquisarem sobre os sólidos de Platão.