INTERPRETANDO GRÁFICO DE SETORES E CONHECENDO OS ALIMENTOS
Habilidades – (EM13MAT101) Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais. (EM13MAT106) Identificar situações da vida cotidiana nas quais seja necessário fazer escolhas levando-se em conta os riscos probabilísticos (usar este ou aquele método contraceptivo, optar por um tratamento médico em detrimento de outro etc.).
Objetivos – Interpretar tabelas de informação nutricional dos rótulos de alimentos, na perspectiva de gráficos de setores associados a composição dos alimentos.
Recursos didáticos – material concreto – impressão texturizada de tabelas e gráficos de diferentes produtos alimentícios
Metodologia – aula expositiva com aplicação de metodologia ativa do tipo aprendizado por problemas. Será feita uma dinâmica que consiste na análise do teor de sódio em produto consumido no lanche e, ainda, análise do valor calórico e proporção carboidratos de produtos panificáveis. A descrição está detalhada a seguir.
Etapa 1
Estará sendo apresentada, em braile o rótulo modelo (figura 1) explorando as informações disponíveis em rótulo de alimentos, sendo explicado que os valores correspondem a média de análise quantitativa e o que corresponde a IDR (ingestão diária recomendada).
Figura 1 - Rótulo modelo (a) rótulo modelo em braile impresso em papel texturizado(b)
Etapa 2
Gráficos de setores serão impressos, por impressão texturizada (figuras 2 e 3), com base nos rótulos de biscoitos comerciais
Figura 2 - Rótulo e gráfico de setores em braile correspondente: a) carboidratos, b) açucares adicionados, c) proteínas, d) lipídios, e) fibra alimentar, f) outros biscoito Nesfit Cacau e cereais
Figura 3 - Rótulo e gráfico de setores em braile correspondente: a) carboidratos, b) açucares adicionados, c) proteínas, d) lipídios, e) fibra alimentar, f) outros biscoito Negresco
A proposta é que o aluno identifique os setores do gráfico. Sugere que para tal finalidade, o aluno identifique o setor a e perceba o início e fim deste. Na sequencia, pode ser solicitado identificar setor d, e pedir para que estabelece quem é o maior dos setores.
Após explorar cada setor de uma das figuras, iniciar as comparações entre os diferentes produtos.
Uma boa dica é comparar o setor b (açúcar adicionado) e também o setor e (fibra alimentar)
Além de explorar os gráficos de setores, a atividade tem por finalidade indicar a importância de se conhecer o que está sendo informado no rótulo de um alimento, e, poder realizar uma escolha consciente de um produto.