EXPLORANDO UNIDADES DE MEDIDA COM PERCEPÇÕES SENSORIAIS
Habilidades – (EM13MAT103) Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos. (EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros. (EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida. (EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. (EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
Objetivos – Fixar conceito associado à unidade de medida e as relações numéricas envolvidas.
Recursos didáticos – embalagens plásticas com arroz, pesos – 0,001g; 0,01g; 0,1g ; 1g; 10g; 100g; 1000g. Seringa e/ou bureta para medida dos volumes – 0,1mL; 1mL; 10mL; 100mL. Placa EVA contendo medidas de 0,001cm; 0,001cm; 0,1cm; 1cm; 10cm; 100cm. Copinho descartável, água mineral e maçã.
Metodologia – aula expositiva com aplicação de metodologia ativa do tipo estudo de caso. A descrição está detalhada a seguir.
Etapa 1 – Comprimento
Cada aluno receberá na ordem apresentada na tabela 1, placa de EVA com diferentes comprimentos de barbante, figura 1. Em cada etapa, o aluno será instigado a indicar o comprimento do barbante. Em cada etapa será explorada a proporção das medidas e as unidades associadas (mm, cm, m)
Tabela 1 – Placas EVA com barbantes com comprimento padrão
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medida (cm) |
1 |
0,1 |
2 |
1 |
3 |
10 |
Figura 1 – Medidas de comprimento 0,1cm (1); 1cm (2); 10cm (3)
Etapa 2 – Volume
Cada aluno receberá na ordem apresentada na tabela 2, copinho descartável com água mineral, figura 2. Em cada etapa, o aluno será instigado a indicar o volume de água que está bebendo. Em cada etapa será explorada a proporção das medidas e as unidades associadas (cL, mL, L)
Tabela 2 – Volumes de água adicionadas em copinho descartável
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volume (mL) |
1 |
0,1 |
2 |
1 |
3 |
10 |
4 |
100 |
Figura 2 – Medidas de volume 0,1 mL(1); 1mL (2); 10mL (3); 100mL (4).
Cada aluno receberá na ordem apresentada na tabela 3, diferentes pesos de arroz, figura 3. Em cada etapa, o aluno será instigado a indicar o peso líquido do arroz. Em cada etapa será explorada a proporção das medidas e as unidades associadas (mg, g, kg).
Tabela 3 – Embalagens de arroz como peso padrão
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Medida (g) |
1 |
0,001 |
2 |
0,01 |
3 |
0,1 |
4 |
1 |
5 |
10 |
6 |
100 |
7 |
1000 |
Figura 3 – Medidas de peso 0,001g (1); 0,01g (2); 0,1g (3); 1g (4); 10g (5); 100g (6); 1000g (7)
Será dado a cada aluno uma maçã (100 g) para que indiquem o peso da fruta. Na discussão será explorada a definição de densidade e interações nutriente X água (maçã 80% água).