EXPLORANDO ESCOLHA CONSCIENTE DE ALIMENTOS COM COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE
Habilidades – EM13MAT310 (Resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo agrupamentos ordenáveis ou não de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo, recorrendo a estratégias diversas, como o diagrama de árvore). EM13MAT311 (Identificar e descrever o espaço amostral de eventos aleatórios, realizando contagem das possibilidades, para resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo da probabilidade). EM13MAT312 (Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de probabilidade de eventos em experimentos aleatórios sucessivos). EM13MAT511 (Reconhecer a existência de diferentes tipos de espaços amostrais, discretos ou não, e de eventos, equiprováveis ou não, e investigar implicações no cálculo de probabilidades).
Objetivos – Fixar conceitos de combinação, princípio multiplicativo e probabilidade
Recursos didáticos – material concreto – cardápio elaborado para estudantes com baixa visão e em braile. Pirâmide alimentar
Metodologia – aula expositiva com aplicação de metodologia ativa do tipo estudo de caso. A descrição está detalhada a seguir.
Etapa 1
Será apresentado cardápio aos alunos, ajustado para estudantes com baixa visão e em Braile, modelo:
Monte seu prato com 1 opção de proteína e 3 acompanhamentos |
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Opções de proteínas |
carne assada |
frango grelhado |
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peixe grelhado |
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linguiça frita
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Acompanhamentos |
Arroz |
Batata frita |
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Purê de batata |
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Macarrão na manteiga |
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Farofa |
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Aipim frito |
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Salada de folhas e legumes |
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Salada de folhas e frutas |
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Feijão preto |
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Feijão vermelho |
Figura 1 – Cardápio em fonte 24 e em braile
Etapa 2
O aluno irá escolher as opções do cardápio para “montar” um prato.
Exemplo: Carne assada + arroz + farofa + feijão preto
Utilizará 4 barrinhas de tamanhos diferentes para colocar no prato
Exemplo: Carne assada (barrinha verde) + arroz (barrinha laranja) + farofa (barrinha amarela) + feijão preto (barrinha vermelha) - Figura 2
Figura 2 - Prato com 1 proteína (carne assada - barrinha verde) e e 3 complementos (arroz - barrinha laranja; farofa - barrinha amarela; feijão preto - barrinha vermelha)
Desafio 1 – Retirar do prato os itens e colocar os acompanhamentos em nova ordem (distinta da colocação inicial). Este desafio tem por finalidade a percepção, pelo aluno, de que independente da ordem de escolha dos acompanhamentos, o prato se mantém o mesmo.
Desafio 2 – Será apresentada a seguinte questão: Quantas opções de prato são possíveis com este cardápio?
Aqui serão trabalhados os conceitos do princípio fundamental da contagem e combinação. O aluno deve perceber que para a escolha dos acompanhamentos deve ser aplicada a combinação, considerando o agrupamento em subconjuntos de 3 elementos e como a ordem dos elementos não importa, tem que descartar as repetições.
Assim arroz + farofa + feijão preto, podem ser agrupados:
arroz + farofa + feijão preto = arroz + feijão preto + farofa = feijão preto + farofa + arroz = feijão preto + arroz + farofa = farofa + feijão preto + arroz = farofa + arroz + feijão preto, ou seja, 6 agrupamentos que representam o mesmo prato.
Assim serão possíveis:
Ou
Etapa 2
A partir da apresentação da pirâmide alimentar o aluno irá perceber que os acompanhamentos podem ser agrupados nos grupos alimentares:
Fonte de carboidratos:
Arroz |
Batata frita |
Purê de batata |
Macarrão na manteiga |
Farofa |
Aipim frito |
Fonte de compostos bioativos:
Salada de folhas e legumes |
Salada de folhas e frutas |
Fonte de proteína vegetal:
Feijão preto |
Feijão vermelho |
Desafio 3
Será apresentada a questão: para ter no prato 1 fonte de proteína animal, 1 fonte de carboidratos, 1 fonte de proteína vegetal e 1 fonte de compostos bioativos, quantas possibilidades de pratos é possível montar com este cardápio?
Aqui serão consolidados os conceitos do princípio fundamental da contagem e combinação. O aluno deve perceber que para responder a questão, aplica-se o princípio fundamental da contagem
Desafio 4
A partir dos dados anteriores, será aprestada a questão: Qual a probabilidade de um indivíduo escolher um prato “saudável” com este cardápio?
Será consolidado o conceito de probabilidade onde o aluno deve indicar o espaço amostral e as possiblidades favoráveis
Etapa 3
Finalizando a aula será apresentada a seguinte questão:
A partir do cardápio disponibilizado e considerando que um prato “saudável” deve conter:
1 fonte de proteína animal
1 fonte de proteína vegetal
1 fonte de compostos bioativos
1 fonte de carboidratos
Qual a probabilidade de uma pessoa escolher um prato saudável?
Espera-se que o aluno perceba que a questão já foi respondida, a partir das etapas anteriores