Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Atividades interativas e acessíveis / CONHECENDO OS GRUPOS DOS ALIMENTOS A PARTIR DA MATEMÁTICA

CONHECENDO OS GRUPOS DOS ALIMENTOS A PARTIR DA MATEMÁTICA

Autoria - Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Supervisão - Prof. Me. Edney Dantas de Oliveira

Habilidades – (EM13MAT301) Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais. EF09MA08 consiste em: Resolver e elaborar problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.

Objetivos – trabalhar conceitos de grupos, proporcionalidade e equação linear explorando os grupos de alimentos e a pirâmide dos alimentos.

Recursos didáticos – material concreto – barrinhas de Cuisenaire,  pirâmide  alimentar em 3D (arquivo disponível site) com indicação  em Braile ou letra tamanho 24, pratos descartáveis,  triângulo isósceles em VGA.

Metodologia – aula expositiva com aplicação de metodologia ativa do tipo estudo de caso. A descrição está detalhada a seguir:


Etapa 1

Cada aluno recebe um prato descartável e barrinhas de Cuisinaire em 6 tamanhos distintos. O aluno deve “montar” seu prato, associado ao que consome no almoço. O aluno define o que cada barrinha está representando e organiza o prato considerando a proporção das quantidades consumidas de cada item escolhido, exemplo, figura 1.

Figura 1 - Prato de refeição com alimentos a escolha do aluno - cada cor representa um tipo de alimento , ex: arroz (barrinha amarela), feijão (barrinha preta), farofa (barrinha laranja), cenoura (barrinha vermelho), carne ensopada (barrinha azul) e purê de batata (barrinha verde)

O professor deve conduzir esta etapa, inicialmente, observando quantas cores estão presentes no prato.

Deve-se indicar que o guia alimentar orienta que o prato deve ser colorido, certamente a partir da cor natural dos alimentos, não cabe um prato cheio de balas multicoloridas.

Pelas escolhas dos alunos, já se conduz a uma reflexão individual, quanto a variedade das tonalidades das cores.

O conceito de grupos é revisitado e inicialmente indica-se o grupamento dos alimentos por cores.

Ex: a) cor vermelha - morango, pimentão, melancia e carne moída crua.  

b) cor amarela - batata inglesa, banana, melão, caju e batata baroa.

Na sequência, agrupam-se os alimentos por tipos, fruta (morango, melancia, banana, melão e caju), legume (pimentão, batata inglesa, batata baroa) e carne (carne moída).

 

Etapa 2 

É dado ao aluno um triângulo em EVA para que transporte os “alimentos” do prato, organizando por fileiras relativas à quantidade de cada item (figura 2). É apresentado ao aluno a pirâmide alimentar (figura 3) e feita uma reflexão quanto aos grupos de alimentos presente no prato, com base na classificação de fontes de carboidratos, proteínas e gorduras.

Figura 5_piramidevisa

 

 Figura 2 – organização alimentos do prato em fileiras proporcional quantidade.  Arroz (barrinha amarela), feijão (barrinha preta), farofa (barrinha laranja), cenoura (barrinha vermelha), carne ensopada (barrinha azul) e purê de batata (barrinha verde).

 

Figura 1_piramidevisaFigura 3_piramidevisa

Figura 3 – Pirâmide alimentar adaptada indicando posicionamento alimentos fontes carboidratos (tubérculos  cereais, panificáveis e massas),  bioativos ( frutas, verduras e legumes ) , proteínas (carnes e derivados, aves, ovos, leite e derivados e leguminosas), lipídios (óleos e gorduras) e delicias ( balas e demais guloseimas).

O professor deve conduzir os alunos para uma reflexão quanto a variedades de grupos de alimentos no prato. No exemplo que está sendo explorado, tem :

Arroz , farofa e purê de batata  - fontes carboidratos

Feijão e  carne ensopada  - fontes proteínas

Cenoura – fonte bioativos

Etapa 3

É apresentado gráfico de setores representando a composição centesimal do arroz (A) e do feijão (B), figura 4.

    

 

                                               A                                                                                                            B

Figura 4 – Composição centesimal de arroz cru (A) e feijão cru (B) – gráfico superior: barbante + cortiça (umidade), laranja (proteína), azul (carboidratos) e verde (resíduo mineral fixo)

 

Considerando o alto teor de fibras no feijão, é apresentado o % de fibras no arroz e no feijão, crus, e no feijão após cocção (figura 5). Sugere-se realizar uma reflexão quanto a alteração do teor de fibras, associado a capacidade de interação com a água e o aumento de volume do grão após cozido.

 

       

                                                                                                                    Figura 4 – % Fibras de arroz cru (1,6% - A), feijão cru (21,8% - B) e feijão cozido ( 7% - C)

É dada a relação da produção de energia por cada grama de proteína, carboidrato e lipídio, a saber:

1g lipídio produz 9 kcal

1g carboidrato produz 4 kcal

1g proteína produz 4 kcal

 

Finaliza a atividade com o desafio.

 

Desafio

Calcule o valor calórico de um prato contendo 10 colheres de sopa de arroz e 2 conchas de feijão, sabendo que:

6 colheres de sopa de arroz = 100 g tem 3 g de proteínas; 1 g de lipídios; 26 g carboidratos e 3 g de fibras

1 concha de feijão preto = 80 g tem 6 g de proteínas; 1 g de lipídios; 20 g carboidratos e 12 g de fibras

 

Proposta resolução

A - Calculando a quantidade de cada nutriente em 10 colheres de sopa de arroz:

a.1 - Calculando a quantidade de proteína em 1 colher de sopa de arroz

3 g proteína/ 6 = 0,5 g proteína em 1 colher sopa

a.2 - Calculando a quantidade de proteína em 10 colheres de sopa de arroz

0,5 .10 = 5 g proteínas em 10 colheres de sopa de arroz 

a.3 - Calculando a quantidade de carboidratos e lipídios em 10 colheres de sopa de arroz

1 g lipídio / 6 = 0,1667 g lipídio  em 1 colher de sopa de arroz,  logo 10 colheres de sopa de arroz fornecem 1,67 g lipídios 

26 g carboidratos / 6 = 4,333 g carboidratos em 1 colher de sopa de arroz,  logo 10 colheres de sopa de arroz 43,3 g carboidratos 

10 colheres sopa arroz fornecem 5 g proteínas, 1,67 g lipídios e 43,3 g carboidratos 

 

B - Calculando a quantidade de cada nutriente em 2 conchas de feijão 

6 g proteínas em 1 concha de feijão, logo 2 conchas de feijão  fornecem 12 g proteínas

1 g lipídio em 1 concha de feijão, logo 2 conchas  de feijão fornecem 2 g lipídios 

20 g carboidratos em 1 concha de feijão fornecem 40 g carboidratos 

 

C - Calculando o teor total de nutrientes no prato

Proteínas (x)  -  5 + 12 = 17

Lipídios (y) - 1,67 + 2 = 3,67

Carboidratos (z)  -  43,3 + 40 = 83,3

 

D - Calculando o valor calórico (Vcal)

Vcal = 4x + 9y + 4z

Vcal = 4 * 17 + 9 * 3,67 + 4 * 83,3 = 68 + 33,03 + 333,2 =  434,23 calorias