código do Google analytics Saloméa Gandelman, do IVL, recebe título de professor benemérito da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Saloméa Gandelman, do IVL, recebe título de professor benemérito da UNIRIO

Saloméa Gandelman, do IVL, recebe título de professor benemérito da UNIRIO

por Comso publicado 20/12/2013 12h34, última modificação 20/12/2013 12h34

Em sessão solene do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni), Saloméa Gandelman, do Instituto Villa-Lobos (IVL), recebeu o título de professor benemérito da UNIRIO.

A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, e contou com a presença de docentes, discentes, técnicos-administrativos e familiares da homenageada.

Ex-diretora do IVL, ex-decana do Centro de Letras e Artes (CLA) e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), Saloméa Gandelman tem atuação marcante como docente nas áreas de Práticas Interpretativas e Música e Educação. Foi, entre outras funções, coordenadora do PPGM, editora-chefe do periódico Cadernos do Colóquio, fundadora dos Seminários de Música Pro-Arte e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Amppom).

Na pesquisa, dedica-se ao estudo da obra de compositores brasileiros contemporâneos, e mais recentemente voltou-se para as questões rítmicas na escrita de Almeida Prado. Entre suas obras está o livro 36 Compositores Brasileiros: Obras para Piano (1950-1988), publicado pela Editora Funarte.

No discurso em homenagem à Saloméa Gandelman, o professor Paulo Bosísio, do IVL, destacou a importância da docente para o Instituto. “Para mim o mais importante é que você mudou o perfil do professor de Música da UNIRIO, na época ainda impregnado de preceitos didáticos de antigas instituições”, disse.

Bosísio destacou a visão pioneira da professora sobre a necessidade de modernizar os processos de musicalização na Universidade e sua dedicação ao estudo. “Sua trajetória reúne pesquisa, estudo, os melhores atributos intelectuais, que se uniram ao bom gosto, equilíbrio e talento. Tudo isso junto com sua marca registrada, o entusiasmo”, observou.

Além do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, responsável pela outorga do título, compuseram a mesa solene o vice-reitor, José da Costa Filho; a decana do CLA, Carole Gubernikoff; o diretor do IVL, Sérgio Barrenechea; e o coordenador do Doutorado em Música do PPGM, Marcos Lucas Vieira.

A cerimônia contou com uma homenagem musical, feita pelo saxofonista Léo Gandelman, filho de Saloméa, e pela professora Maria Teresa Madeira, ao piano.

Saloméa Gandelman acompanhada dos membros da mesa solene (Foto: Comso/UNIRIO)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio