Prêmio Valéria Veloso 2024
Na terceira Mostra Científica haverá a entrega do Prêmio Valéria Veloso ao docente destaque do ano. O Prêmio Valéria Veloso destina-se à valorização dos professores do Instituto de Biociências e será concedido àquele que, durante o ano, melhor se destacou em suas atividades acadêmicas, iniciativas e contribuições ao desenvolvimento de nossos discentes. Todos os professores que compõem o quadro de servidores do IBIO e de professores que estão em afastamento oficial pela PROGEPE estão concorrendo. Criado em 2022, o prêmio celebra a memória da professora Valéria Gomes Veloso, do Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos do IBIO.
Valéria Gomes Veloso realizou mestrado em Zoologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Universidade de Sevilla com Comunidades Bentônicas. Iniciou sua trajetória na UNIRIO em 1992 como professora substituta e, em 1994, ingressou como professora do quadro efetivo por meio de concurso público. Durante sua trajetória, foi ministrante das disciplinas da área de Oceanografia e Ecossistemas Marinhos, colaborou regularmente com o módulo referente aos crustáceos das disciplinas Zoologia de Invertebrados I e II. Foi professora do núcleo permanente do Mestrado em Biodiversidade Neotropical (UNIRIO), desde sua criação em 2010, e também orientou teses/dissertações no Programa de Pós-graduação em Biologia Marinha da UFF, no Programa de Pós-graduação em Zoologia do MN-UFRJ, dentre outros. Foi diretora do Departamento de Pesquisa (PROPG-UNIRIO) e chefe do Departamento de Ciências Naturais. Seu legado científico inclui artigos (31) publicados em jornais científicos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros (5), formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, ou os seus "filhos-acadêmicos" como ela mesmo costumava dizer. Dentre estes, podemos citar o Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, atual reitor da UNIRIO, e o Prof. Dr. Carlos Henrique Caetano Soares, atual decano do CCBS, e tantos outros professores, consultores ambientais, etc. Fonte: CNPq – Currículo Lattes; Unirio - Nota de falecimento.
O vencedor do ano de 2022 foi o professor Allan Paulo Moreira dos Santos, do Departamento de Zoologia e, em 2023, o vencedor foi o professor Wanderson Carvalho, do departamento de Ecologia e Recursos Marinhos.
Em um evento regido pelas mulheres, as indicações, de forma surpreendente, nos levaram a três finalistas: as professoras Camila Patreze, Michelle Sampaio e Raquel Neves. A vencedora desse ano foi a professora Michelle Sampaio.
A professora Michelle Sampaio, com sua dedicação à educação, conquistou o respeito e a admiração de seus alunos, que a elegeram como a melhor professora do ano. Dentre os atributos, citados pelos alunos, que mais destacaram a docente estão: didática exemplar, amor pela profissão, metodologia inovadora, atenciosa e acolhedora e humildade.