Infraestruturas de Pesquisa

I. Redes de Pesquisa.
São conjuntos organizados de pesquisadores e laboratórios com a seguinte estruturação:
- Áreas de Investigação: temas em torno dos quais se desenvolvem as pesquisas de cada Rede.
- Equipe de Pesquisa: conjunto de pesquisadores integrantes de cada Rede de Pesquisa.
- Laboratórios Participantes: laboratórios que fazem parte da Rede, geralmente coordenados por membros da própria Equipe de Pesquisa.
- Comitê Gestor Unificado: formado por 3 membros da Equipe de Pesquisa, tem como principal incumbência o gerenciamento dos laboratórios participantes da Rede.
- Comitê de Usuários: é formado por 3 usuários de cada laboratório participante e tem como principal incumbência zelar pelo bom funcionamento de cada laboratório, reportando ao Comitê Gestor quaisquer falhas ou mau funcionamento.
- Equipamentos Multiusuários: são os equipamentos dos laboratórios participantes oferecidos ao uso compartilhado, com estrutura de agendamento que garanta o acesso equitativo e transparente dessas infraestruturas.
A estruturação das Redes de Pesquisa visa otimizar o desenvolvimento das atividades de Pesquisa na UNIRIO, operar em plena conformidade com o Marco Legal de Ciência e Tecnologia e com as diretrizes das agências de fomento.
Acesse a página das Redes de Pesquisa.
II. Laboratórios Multiusuários de Pesquisa:
São infraestruturas destinadas às atividades científicas de unidades específicas ou compartilhadas com outros pesquisadores da própria UNIRIO ou de outras instituições. São voltados à geração de conhecimento, tecnologia e inovação. Reúnem equipamentos, materiais e equipes especializadas e são geridos pelos seus próprios Coordenadores.
Acesse a página dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa
III. Núcleos de Pesquisa
São grupos estruturados de pesquisadores em torno de linhas de investigação comuns, voltados a projetos científicos, formação de recursos humanos e produção de conhecimento. Têm caráter mais conceitual e interdisciplinar, promovendo cooperação e integração entre áreas.
