Infraestrutura
O LPM-01 conta com equipamentos de pequeno porte para diversas aplicações nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular, Biologia Celular e Toxicologia.
Dentre estes equipamentos podemos destacar os seguintes:
Microscópio de Fluorescência Thermo M7000 (adquiridos com recursos da UNIRIO)
O microscópio EVOS M7000, fabricado pela Thermo, é um sistema de imagem totalmente automatizado e sem contato pessoal. Ele incorpora câmeras CMOS monocromáticas e coloridas de alta resolução para obter o melhor das imagens fluorescentes e colorimétricas. O M7000 pode escanear placas multipoços automaticamente e possui foco automático rápido, aquisição de imagens e processamento de grandes dados.
Leitor de placas Thermo Multiskan
O espectrofotômetro Multiskan Go é um espectrofotômetro de microplacas UV/VISÍVEL. Pode ser utilizado em uma variedade de aplicações de pesquisa, incluindo ácidos nucléicos, análise de proteínas, ensaios ELISA, testes enzimáticos, ensaios de citotoxicidade, de proliferação celular e de apoptose. O instrumento permite incubação até 45°C e agitação da microplaca. Aceita placas de 96 ou 384 poços e vários tipos de cubetas.
Os modelos de tela sensível ao toque oferecem a flexibilidade de usar o instrumento autônomo ou em conjunto com o software Thermo Scientific SkanIt para PC.
Sistema PCR Real-Time Thermo QuantStudio 5 (adquiridos com recursos da UNIRIO)
O sistema de PCR em tempo real QuantStudio 5 da Thermo para identificação humana com computador em torre é a mais recente adição à família de produtos de PCR em tempo real de identificação humana (HID). Este instrumento foi projetado para usuários novos e experientes que precisam de um sistema de PCR em tempo real simples, confiável e acessível que não exija comprometimento do desempenho ou da qualidade. Quando usado com os mais recentes avanços em química de quantificação e software de análise de PCR em tempo real da HID, este sistema oferece uma solução sensível e robusta para quantificação forense de DNA. Também ajuda a preparar laboratórios para futuras tecnologias de quantificação. Com versatilidade máxima de corantes, esta solução HID oferece resultados precisos e confiáveis em uma pequena área de bancada.
Extrator e Purificador de DNA e RNA Extracta 32 da Loccus (adquiridos com recursos da UNIRIO)
A automação do processo de extração de DNA/RNA garante praticidade para a rotina, diminui as chances de erro de pipetagem e ainda otimiza os protocolos de extração. Como resultado, é possível ter amostras mais puras e com maior rendimento quando comparado ao processo realizado manualmente. O extrator e purificador de DNA e RNA EXTRACTA 32 promove alto desempenho, versatilidade e praticidade. O Extrator e Purificador Automático de Ácidos Nucléicos EXTRACTA 32 permite processar até 32 amostras simultâneas em cerca de 15-40 minutos, sem a necessidade de acompanhamento do usuário durante a execução. É capaz de utilizar procedimentos já consolidados para extração por beads magnéticas ou customizar protocolos próprios para o equipamento. Compatibilidade exclusiva com placas de 96 poços fundos (deepwell) e strips de 6 poços fundos, marca LOCCUS. Deve ter como opção realizar extrações com alto volume de entrada, até 5ml.
Sistema HPLC Shimadzu Prominence LC-20A (adquiridos com recursos da UNIRIO)
Os sistemas de HPLC são atualmente utilizados em uma ampla variedade de campos de aplicação. A maior confiabilidade dos dados analíticos e a maior eficiência do processo global de análise são requisitos para o rápido desenvolvimento de novos medicamentos, para o cumprimento das regulamentações ambientais, para o controle de qualidade, entre outros. Com o aumento da utilização de sistemas LC-MS, as unidades de HPLC são selecionadas a partir da sua adequação como "MS front end", e os pontos-chave para essa coordenação são a performance de propulsão de solventes na escala micro e semi-micro, a capacidade de processamento de amostras e baixo "carryover" de amostra. A amostragem é realizada sem perdas devido ao método de injeção total do volume de amostra com uma bomba de medição de alta resolução, comprimida com ar. A resolução da bomba de medição é de 6 nL, assegurando dados analíticos exatos, precisos e reprodutíveis. A redução da adsorção na amostragem através da superfície tratada da agulha, da melhoria da estrutura do seu selo e a lavagem opcional multi-líquido demonstram o "carryover" de amostra inferior a 0.0001% para a substância altamente adsorvente clorexidina. Tal performance é adequada para análises nos sistemas LC-MS. A eliminação do ruído do detector através da mais alta tecnologia de eletrônica e ótica e do controle de temperatura da célula permite uma inigualável sensibilidade e linearidade de detecção. Esta alta performance atende a diversas exigências analíticas, incluindo testes de limites de impurezas. Com o detector SPD-20 AV, as lâmpadas de D2 (deutério) e W (tungstênio) podem ser acionadas simultaneamente, permitindo análises de alta sensibilidade para uma ampla faixa de comprimentos de onda do UV ao VIS.
Ultrafreezer Thermo Forma 89000 Series (adquiridos com recursos da UNIRIO)
Projetado com novos recursos de economia de energia e sustentabilidade, os freezers ultrabaixos Thermo Scientific™ Forma™ Série 89000 apresentam quatro modelos verticais, maximizando a capacidade de armazenamento de 30.000 até 60.000 frascos de 2mL. Uma interface de tela sensível ao toque simplificada, utilizando toque capacitivo, permite fácil acesso a pontos de ajuste, dados e outras informações de desempenho e segurança.
Centrífuga refrigerada Daiko DTR-16000(adquiridos com recursos da UNIRIO)
Baixa temperatura, capacidade para tubos cônicos de 50 mL e microtubos de 1,5 e 2,0 mL