Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Histórico

Histórico

O Laboratório de Pesquisa Multiusuário 01 (LPM-01) foi criado oficialmente no dia 12/11/2020. Alguns meses antes, durante o auge da pandemia de COVID-19, o Ministério da Educação emitiu um memorando solicitando as IFES que submetessem projetos de pesquisa envolvendo o estudos relacionados com a COVID-19. Está solicitação para possível liberação de recursos estava amparada pela "Ação orçamentária 21C0 de Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavirus, em decorrência do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 06/2020".

Sendo assim a reitoria imediantamente prospectou docentes que estivessem envolvidos com o tema em questão. O Laboratório de Bioquímica Estrutural (LBE) do Instituto Biomédico, coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Braga, vinha desenvolvendo dois projetos de pesquisa em colaboração com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz. Desse modo o professor Rafael Braga aceitou o desafio de escrever um projeto em apenas três dias para a solicitação de recursos para a compra de equipamentos e insumos. Felizmente o projeto foi aprovado e a UNIRIO teve acesso a cerca de 1.8 milhão de reais para o desenvolvimento dos projetos já em andamento e outros que ainda seriam iniciados.

Por sugestão do Prof. Rafael Braga ao Magnífico Reitor Prof. Rircardo Cardoso e ao Diretor de Pesquisa da PROPGPI, Prof. Anderson Junger Teodoro, os equipamentos adquiridos deveriam ser alocados num novo espaço e o mesmo deveria ter caráter multiusuário. Ambos concordaram e prestaram todo o apoio na criação do primeiro laboratório multiusuário da UNIRIO, o LPM-01. Faltava, no entanto, o espaço físico para a instalação do mesmo. Isto foi resolvido pela cessão de um espaço pelo Departamento de Bioquímica do Instituto Biomédico. As obras de adequação começaram em junho de 2020 e foram finalizadas em outubro do mesmo ano tendo sido financiadas com recursos da UNIRIO.

Hoje o LPM-01 conta com diversos equipamentos de última geração que atendem, além dos projetos para o qual foram adquiridos, projetos da UNIRIO e instituições parceiras. Importante ressaltar que desde a criação do LPM-01 já foram criados o LPM-02 e o LPM-03. A ideia é ampliar o número de laboratórios multiusuários à partir de uma filosofia de compartilhamento até então inédita em nossa instituição.