Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Turma de 2014 / Resumo Silvia Helena Zambonini Soares

Resumo Silvia Helena Zambonini Soares

Orientador:
SERGIO AZRA BARRENECHEA
Abreviatura:
SOARES, S. H. Z.
Data da Defesa:
24/02/2016
Resumo:
Elaboração de um roteiro para treinamento de monitores para que esses repliquem as ações de ensino-aprendizagem musical em alunos de música em ambientes escolares e não escolares e a produção de uma apostila digital para a iniciação coletiva do aprendizado musical através da percussão. A proposta contempla a inserção de processos de iniciação musical por meio do aprendizado da percussão, agregada a percussão corporal, canto, leituras e movimentações corporais, dando oportunidade a crianças, jovens e adultos por meio de fundamentos teóricos necessários para decodificar a leitura musical, estabelecer relações entre saberes dentro e fora da escola, compreender, conhecer e se reconhecer em sua cultura local, regional e no contexto social e político global. Este acesso à aptidão cultivada pode gerar interesse dos iniciados a ingressarem em escolas especializadas de qualquer instrumento de seu desejo para continuar o aprendizado musical, o engajamento em grupos musicais, atividades artísticas diversas, fomentando um mercado pedagógico, social, cultural carente de profissionais qualificados.
Palavras-chave:
percussão coletiva; educação musical
Abstract:
Elaboration of a script for training monitors so that they replicate the actions of teaching-learning music in students of music in school and non-school environments and the production of a digital booklet for the collective initiation of musical learning through percussion. The proposal contemplates the insertion of processes of musical initiation through the learning of percussion, adding body percussion, singing, reading and body movements, giving opportunity to children, youth and adults through theoretical foundations necessary to decode musical reading, establish relations between knowledge inside and outside the school, to understand, to know and to recognize in their local culture, regional and in the global social and political context. This access to cultivated aptitude can generate interest in the initiates to enter specialized schools of any instrument of their desire to continue musical learning, engagement in musical groups, diverse artistic activities, fomenting a pedagogical, social and cultural market lacking qualified professionals.
Keywords:
percussion teaching; musical education