Projetos de extensão da UNIRIO contribuem para promover o Bloco Loucura Suburbana durante o Carnaval
Confecção de fantasias, produção de estandartes, concurso para a escolha da arte da camisa do bloco. Essas são algumas das atividades desenvolvidas por alunos, voluntários e professores da UNIRIO com os pacientes psiquiátricos do Instituto Nise da Silveira, no bairro Engenho de Dentro, durante todo o ano. A proposta é incentivar os pacientes a participarem do Bloco de Carnaval Loucura Suburbana, que já é uma tradição do bairro. O desfile acontece sempre na quinta-feira, antes do Carnaval.
A professora Denise Soria, do curso de Enfermagem da UNIRIO, coordena os dois projetos de Extensão voltados para esses pacientes:Saindo da Caixinha; rumo a reinserção social dos usuários de saúde mental e Educação em Saúde: redução de danos em saúde mental.
“Nosso objetivo com as oficinas é mostrar a arte como terapia no tratamento dos pacientes psiquiátricos. O bloco é o resultado de todo o processo, que acontece durante o ano. A inclusão social é fundamental para o tratamento desses pacientes. É muito gratificante para todos que participam ver o resultado do trabalho nas ruas. A alegria desses pacientes é contagiante ”, explica.
O Instituto Nise da Silveira acompanha as transformações no tratamento psiquiátrico e é pioneiro nas propostas inovadoras de assistência a indivíduos com transtornos mentais, com objetivo de colaborar para a construção e consolidação das políticas públicas de saúde mental no Brasil.