código do Google analytics Projetos de extensão da UNIRIO contribuem para promover o Bloco Loucura Suburbana durante o Carnaval — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Projetos de extensão da UNIRIO contribuem para promover o Bloco Loucura Suburbana durante o Carnaval

Projetos de extensão da UNIRIO contribuem para promover o Bloco Loucura Suburbana durante o Carnaval

por Comso publicado 08/03/2019 11h15, última modificação 11/03/2019 09h57

Confecção de fantasias, produção de estandartes, concurso para a escolha da arte da camisa do bloco. Essas são algumas das atividades desenvolvidas por alunos, voluntários e professores da UNIRIO  com os pacientes psiquiátricos do Instituto Nise da Silveira, no bairro Engenho de Dentro, durante todo o ano. A proposta é incentivar os pacientes a participarem do Bloco de Carnaval Loucura Suburbana, que  já é uma tradição do bairro. O  desfile acontece sempre na quinta-feira, antes do Carnaval.

A professora Denise Soria, do curso de Enfermagem da UNIRIO, coordena os dois projetos de Extensão voltados para esses pacientes:Saindo da Caixinha; rumo a reinserção social dos usuários de saúde mental e Educação em Saúde: redução de danos em saúde mental.

Nosso objetivo com as oficinas é mostrar a arte como terapia no tratamento dos pacientes psiquiátricos. O bloco é o resultado de todo o processo, que acontece durante o ano. A inclusão social é fundamental para o tratamento desses pacientes. É muito gratificante para todos que participam ver o resultado do trabalho nas ruas. A alegria desses pacientes é contagiante ”, explica.

O Instituto Nise da Silveira acompanha as transformações no tratamento psiquiátrico e é pioneiro nas propostas inovadoras de assistência a indivíduos com transtornos mentais, com objetivo de colaborar para a  construção e consolidação das políti­cas públicas de saúde mental no Brasil.



Capes CNPQ Imagem Rede Unirio