Informações
 
Dando continuidade ao Projeto Saber Comum, que visa tornar disponível para estudantes de Pós-Graduação todas as áreas do conhecimento um elenco de disciplinas de formação geral, além de também ser uma plataforma de divulgação científica e cultural, serão oferecidas para 2021/2º duas disciplinas coordenadas por docentes de cada uma das instituições partícipes em parceria e que podem valer créditos de disciplinas eletivas.
Calendário
Inscrições – 30/08/2021 a 16/09/2021
Os alunos de pós-graduação interessados devem entrar em contato com a secretaria acadêmica de seu curso.
Início das disciplinas – 13/09/2021
Encerramento das disciplinas – 23/12/2021
Serão duas disciplinas de 45 horas e 3 créditos, a saber:
1. Democracia, Desigualdades e Direitos
Ementa:
Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre economia, história, sociologia, antropologia, ciência política e direito, e assumindo as dimensões nacionais e internacionais, a disciplina pretende discutir: os conceitos, os funcionamentos e os desafios da democracia e suas instituições (autoritarismo, sistemas políticos, eleitorais e partidários, políticas públicas, mídia); as desigualdades crescentes em várias partes do globo, em suas múltiplas dimensões - de classe, mas também as desigualdades de gênero e raça -, bem como sua interface com o mercado de trabalho, os percursos educacionais e a organização do Estado; os direitos, sua constituição histórica e o papel dos movimentos sociais.
Programa:
APRESENTAÇÃO DO CURSO
- Democracia e Autoritarismo
- Dimensões das Desigualdades
MÓDULO I: DEMOCRACIA - 9 AULAS - TEMAS:
- Presidencialismo e Parlamentarismo
- Relação Executivo-Legislativo
- Instituições de Justiça
- Eleições e Sistema Eleitoral
- Partidos e Sistema Partidário
- Comportamento Político e Eleitoral
- Mídia e Política
- Gênero e Política
- Raça e Política
MÓDULO II: DESIGUALDADES - 10 AULAS - TEMAS:
- Desigualdade na história
- Desigualdade e pandemia
- Desigualdade e estratificação social
- Desigualdade e mobilidade social
- Desigualdade racial
- Desigualdade de gênero
- Intersecções das desigualdades de raça e gênero
- Desigualdade e educação
- Desigualdade e mercado de trabalho
- Desigualdade, riqueza e tributação
- Desigualdade e estado de bem-estar social
- Desigualdades e precariedades, em perspectiva comparada
- Desigualdades e moralidades, em perspectiva comparada
- Desigualdades e Intolerância Religiosa
MÓDULO III - DIREITOS - 9 AULAS - TEMAS:
- Resistência e luta por direitos sob a escravidão
- Genocídio, exploração e lutas: A resistência das populações indígenas ao longo da história do Brasil
- Trabalhadores e trabalhadoras nas lutas por direitos durante a Primeira República
- As lutas dos afrodescendentes por direitos no pós-abolição
- Trabalhadores e lutas por direitos na Era Vargas
- O direito das mulheres à participação política
- As lutas dos trabalhadores e a Ditadura Militar
- A luta por Direitos Humanos no Brasil
- As lutas dos trabalhadores rurais, o direito à terra e à Segurança Alimentar
- Renda Básica como Direito
- A formação jurídica e naturalização da desigualdade
- O direito a permanência e tecnologias de resistência popular
- Direitos e identidades sociais no espaço público
ÚLTIMA AULA - Encerramento
2. Mudanças Climáticas
Introdução: A instabilidade climática tem protagonizado diversos debates ao longo das últimas décadas. Dialogar sobre o clima e suas alterações têm mobilizado tomadores de decisão, setor público e privado, instituições e sociedade civil, em escalas global, regional e local. O curso de Mudanças Climáticas do Saber Comum tem o intuito de fomentar este diálogo. Iremos abordar a crise do clima de forma interdisciplinar, estudando conceitos-chaves sobre mudanças climáticas, os impactos e desdobramentos destas mudanças para a sociedade, economia, política, natureza, assim como para grupos específicos.
Objetivos de aprendizagem: Conceituar termos-chave e reconhecer processos climatológicos, biológicos, sociais e econômicos; reconhecer como os efeitos das mudanças climáticas e medidas de enfrentamento podem atingir grupos e comunidades, em escala temporal e espacial; contextualizar os impactos e enfrentamentos das mudanças climáticas com diferentes realidades e vivências, inclusive dos próprios alunos; promover o diálogo entre alunos, professores e monitores sobre a crise climática.
Ementa: Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre diversos campos da ciência, sociedade, economia e política, a disciplina pretende articular, aprofundar e integrar conhecimentos acerca de fundamentos básicos de climatologia; processos que envolvem as mudanças do clima em nosso planeta; os impactos e desafios das mudanças climáticas, bem como estratégias de enfrentamento. Essa abordagem será conduzida por meio de aulas que apresentam diferentes óticas acerca do tema.
Conteúdo Programático:
1º módulo: FUNDAMENTOS - Este módulo tem o objetivo de conceituar termos e processos de climatologia, além de interrelacioná-los com contexto espacial, temporal, social, econômico e ambiental.
2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES - Este módulo destina-se a estabelecer uma articulação entre as mudanças climáticas, suas causas, impactos e consequências em distintos setores da sociedade, inclusive para áreas e grupos em situação de vulnerabilidade.
3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS - Este módulo destina-se a apresentar e dialogar sobre estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, incluindo uma pluralidade de percepções e alternativas viáveis.
| 
 Saber Comum - Disciplina Mudanças Climáticas | ||||
| Semana | Aula | Data que vai ao ar | Tema | Convidado/a | 
| 1 | 1 | 16/09 10-12h (12-13h - Zoom com os alunos) | Live de Abertura | Paulo Artaxo (USP) | 
| Mercedes Bustamante (UnB) | ||||
| Tatiana Roque (UFRJ) - mediação | ||||
| 1º módulo: FUNDAMENTOS (9 aulas) | ||||
| 2 | 2 | 21 setembro | Percepção Pública | Tatiana Roque - UFRJ e Claudine Dereczynski | 
| 2 | 3 | 23 setembro | Balanço global de radiação e energia | Ednaldo Santos - UFRRJ | 
| 3 | 4 | 28 de setembro | Circulação atmosférica de grande e mesoescala e circulação oceânica, distribuição dos elementos climáticos. | Lúcio Silva de Souza - UERJ | 
| 3 | 5 | 30 de setembro | Definições mudanças, variabilidade e anomalias climáticas, mudanças climáticas naturais e antrópicas | Heitor Evangelista - UERJ | 
| 4 | 6 | 05 de outubro | Modos de variabilidade climática (Madden e Julian, El-Niño/Oscilação Sul, Oscilação Decadal do Pacífico) | Fernanda Cerqueira Vasconcellos - UFRJ | 
| 4 | 7 | 07 de outubro | Observações e modelagem climática e projeções | Marcio Cataldi - UFF | 
| 5 | 8 | 12 de outubro | Paleoclimatologia | Ana Luiza Spadano Albuquerque - UFF | 
| 5 | 9 | 14 de outubro | Paleoclimatologia | Nicolas Strikis - UFF | 
| 6 | 10 | 19 de outubro | Antropoceno | Fabio Scarano- UFRJ | 
| 2º módulo: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E VULNERABILIDADES (10 aulas) | ||||
| 6 | 11 | 21 de outubro | Biodiversidade | Maria Lucia Lorini - UNIRIO e Rafael Loyola - Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável | 
| 7 | 12 | 26 de outubro | Serviços ecossistêmicos | Aliny Pires - UERJ | 
| 7 | 13 | 28 de outubro | Transição energética | Roberto Schaeffer - COPPE/UFRJ | 
| 8 | 14 | 02 de novembro | Agricultura e sistemas integrados | Renato Aragão - EMBRAPA Solos | 
| 8 | 15 | 04 de novembro | Saúde | Christovam - Fiocruz | 
| 9 | 16 | 09 de novembro | Saúde | Diego Xavier - Fiocruz | 
| 9 | 17 | 11 de novembro | Saúde | Renata Gracie - Fiocruz | 
| 10 | 18 | 16 de novembro | Oceanos | André Belém - UFF | 
| 10 | 19 | 18 de novembro | Cidades | Andrea Santos - COPPE | 
| 11 | 20 | 23 de novembro | Gênero e Clima | Gabriela Von Bochkor - UFRJ | 
| 3º módulo: SAÍDAS E ENFRENTAMENTOS (7 aulas) | ||||
| 11 | 21 | 25 de novembro | Restauração ecológica- PSA | Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Departamento de Ciências Ambientais | 
| 12 | 22 | 30 de novembro | Respostas econômicas e sociais | Carlos Eduardo Frickmann Young - Instituto de Economia - UFRJ | 
| 12 | 23 | 02 de dezembro | Políticas públicas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas | Emilio La Rovere - UFRJ | 
| 13 | 24 | 07 de dezembro | ODS, pós-desenvolvimento, agenda 20/30 | Laísa Freire - UFRJ | 
| 13 | 25 | 09 de dezembro | Economia verde e Economia do conhecimento da natureza | Ricardo Abramovay - USP | 
| 14 | 26 | 14 de dezembro | Ataques sobre as terras indígenas | Renata Pinheiro - Conservação Internacional | 
| 14 | 27 | 16 de dezembro | Movimento indígena brasileiro | Idjahure kadiweu | 
| 15 | 28 | Semana de 20 a 24 de dezembro | Encerramento (Live) | Ailton Krenak | 
Orientações de estudo e Comunicação: As aulas são assíncronas. A cada aula, o professor responsável irá disponibilizar um conjunto de textos complementares e indicações de leitura, que estarão disponíveis na plataforma. A comunicação será via plataforma e com a colaboração de monitores/tutores.
Atividades propostas e Avaliação: Interação entre os alunos, professores e monitores por meio de fórum de discussão e produção de um vídeo ou áudio ao final de cada módulo, com a síntese e a interlocução dos temas debatidos em cada módulo. Cada vídeo será avaliado por um colega de curso e por um monitor/tutor (avaliação por pares).
Referências Bibliográficas: Como se trata de um curso interdisciplinar, as referências são específicas e serão indicadas separadamente a cada aula.
 Contatos das Secretarias Acadêmicas
 Contatos das Secretarias Acadêmicas